Palco Giratório 2012

Pelo 6º ano consecutivo, Recife recebe o maior evento de artes cênicas do país. Promovido pelo Sesc, o Festival Palco Giratório Recife traz para o público local uma programação múltipla de espetáculos, passando por vários estilos e linguagens cênicas, e atividades formativas. De 4 a 26 de maio, a capital pernambucana será o palco de 30 espetáculos, de 26 companhias, vindas de vários estados brasileiros.

palcogiratorio2012
Palco Giratório 2012

Desse repertório, 16 grupos foram selecionados pela curadoria nacional do projeto Palco Giratório e vão circular por todos os estados do país. Dentre eles, dois grupos são de Pernambuco: o Grupo Grial de Dança, com os espetáculos A Barca, Cavalo-marinho e Travessia; e a Trupe Ensaia Aqui e Acolá, com a comédia O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas. Aqui, eles se juntam a outras 10 companhias convidadas pela coordenação local para compor a programação do festival do Recife.

Os espetáculos estão distribuídos em seis teatros da cidade (Marco Camarotti, Capiba, Barreto Júnior, Hermilo Borba Filho, Apolo e Luiz Mendonça), a preços populares. Na programação, opções para crianças e adultos, cobrindo os mais variados gêneros como o drama, comédia, dança e formas animadas. O público pode conferir ainda as apresentações gratuitas na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e na Praça do Campo Santo, em Santo Amaro.

Para a classe artística e para os que desejam conhecer mais do universo das artes, o projeto promove, ainda, atividades formativas, como debates, pensamentos giratórios e oficinas. “Esta é uma edição mais madura, que prioriza a formação e estimula o intercâmbio de saberes e práticas entre os atores”, afirma Galiana Brasil, coordenadora do projeto em Pernambuco. Entre os destaques, estão as demonstrações de trabalho “O Eco do Silêncio”, do diretor de teatro italiano Eugenio Barba, fundador da companhia norueguesa Odin Teatret; e “Prisão para a Liberdade”, do ator, pesquisador e co-fundador do LUME (SP) Carlos Simioni.

Este ano, cinco espetáculos contam com os recursos de áudio-descrição, para pessoas com deficiência visual, e tradução para libras, para pessoas com deficiência auditiva. São eles a peça de abertura Eu vim da Ilha, da Cia de Dança do Sesc Petrolina (PE), Este Lado para Cima, da Brava Companhia (SP), Vila Tarsila¸ da Cia. Druw (SP), Divinas, da Duas Companhias (PE), e Algodão Doce, do grupo Mão Molenga (PE). Para ampliar a acessibilidade, o Sesc Pernambuco, também vai distribuir folder da programação na versão com áudio-descrição.

A Cena Gastrô e a Cena Bacante continuam na edição 2012 do Festival. A primeira traz um cardápio exclusivo, inspirado nos nomes dos espetáculos, que pode ser conferido nas unidades do Sesc Santo Amaro, Casa Amarela, Santa Rita e Piedade. Já a Cena Bacante deste ano, vai valorizar as sedes dos grupos locais, que serão palco de performances temáticas todos os sábados de maio.

A edição de 2012 do Festival Palco Giratório Recife traz ainda a novidade do Palco REC POA, um intercâmbio entre a cena teatral pernambucana e do Rio Grande do Sul. A ação é uma parceria entre os regionais do Sesc do Rio Grande do Sul e de Pernambuco no período dos festivais locais. De Porto Alegre, vêm ao Recife as montagens Xirê das Águas e Louça Cinderella, da Cia. Gente Falante, e Play Beckett, do GRUPOJOGO de ExperimentAção Cênica. Daqui seguem os espetáculos Eu Vim da Ilha, da Cia de Dança do Sesc Petrolina, e Decripolou Totepou, da artista Odília Nunes.

Clique AQUI para conferir a programação completa.

Serviço:

Festival Palco Giratório Recife
Data: de 04 a 26 de maio de 2012
Ingressos: R$ 12 (público em geral) / R$ 6 (comerciários e dependentes, estudantes, idosos e professores)