Pré AMP 2011. Confira a programação!!

Festival, que este ano presta tributo a Arlindo dos Oito Baixos, apresentará 18 bandas em mostra competitiva. A campeã ganhará R$ 15 mil para a gravação de um disco.

Arlindo dos Oito Baixos

Arlindo dos Oito Baixos é o grande homenageado do Festival Pré Amp 2011. A novidade foi divulgada pela diretoria a Articulação Musical Pernambucana (AMP) e pela Prefeitura do Recife, na manhã desta terça-feira (15), em coletiva de imprensa, realizada no Memorial Chico Science, no Pátio de São Pedro. Na ocasião, também foram anunciadas as 18 bandas que vão participar das eliminatórias do festival, nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, no Pátio de São Pedro. Do total, seis grupos serão classificados, dois a cada noite, para a grande final, no próximo dia 24, na Rua da Moeda.

Este ano, 180 grupos se inscreveram no Festival, superando o número de inscritos da edição anterior. “O festival serve como um mapeamento musical. Muitas bandas novas foram inscritas este ano”, detalhou Fred Caiçara, assessor da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR) e da Secretaria de Cultura. Os critérios de avaliação da comissão julgadora, que dará notas de 5 a 10, formando uma média final para cada grupo, são: execução, originalidade, performance, profissionalismo e estética.“Nós abrimos inscrições para todos os segmentos da música. Várias bandas que participaram do festival hoje estão com uma carreira perene“, afirmou Kléber Magrão, coordenador da AMP.

Nesta edição do Pré AMP, o público também tem voz e participa da decisão. Uma urna eletrônica estará disponível no Pátio de São Pedro e os espectadores poderão votar em sua favorita. Cada pessoa terá direito a um voto por dia. Apenas as bandas que se apresentam no dia estarão disponíveis para votação. A banda mais votada irá automaticamente para a final. Para votar será necessária a apresentação da carteira de identidade ou de habilitação. Na final não haverá o voto popular.

Os três primeiros colocados ganharão um show, com pagamento de cachê, dentro da programação do Carnaval Multicultural do Recife deste ano. O primeiríssimo lugar receberá um prêmio de R$ 15 mil para a gravação de um disco em formato SMD.

Em sua oitava edição, o festival repete o formato “mostra competitiva”, inaugurado no ano passado. Durante as três noites do festival, além das bandas selecionadas, se apresentam, respectivamente, A Roda, Semente de Vulcão e o artista Arlindo dos Oito Baixos, mas sem caráter competitivo. Os shows terão meia hora de duração e vinte minutos de intervalo entre as bandas. As apresentações estão marcadas para começar às 20h. Já na final, será a vez de Adiel Luna e Coco Camará subirem ao palco. O grupo venceu em primeiro lugar na edição de 2010.

O Festival Pré Amp conta, ainda, com as oficinas do Palco Escola, todas voltadas para os aficionados em música, ministradas durante o mês de fevereiro, no Memorial Chico Science. “As oficinas são muito importantes porque fazem a roda da economia da cultura girar. Este ano, temos uma nova oficina de transmissão online, algo que é bem atual”, destacou Fábio Cavalcante, gerente de equipamentos culturais da Prefeitura do Recife. Para mais informações sobre as oficinas e sobre o festival: www.preamp2011.blogspot.com.

Programação da fase eliminatória:

17 de fevereiro, quinta-feira:
Épcos
Ínsula
Love Toys
Feiticeiros do Leão
Ska Maria Pastora
Glauco e o Trem
Show de encerramento: A Roda

18 de fevereiro, sexta-feira:
Lulu Champagne
Caravana do Delírio
Cabelo de Serpente
Shacon
Moribundos
Combo Percussivo
Show de encerramento: Semente de Vulcão, com participação de Paulo Rafael (ex-Ave Sangria)

19 de fevereiro, sábado:
Voyer
Alzônio e a camada
Foxy Trio
Zé Manoel
Diablo Motor
Bom Vivant
Show de encerramento: Arlindo dos Oito Baixos (homenageado do Festival)