Bienal do Livro ganha sessão solene pelos seus vinte anos da Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta quarta

Bienal do Livro ganha sessão solene pelos seus vinte anos da Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta quarta

Pernambuco se prepara para a décima edição da Bienal Internacional do Livro, de dias 02 e 12 de outubro, que será prestigiada nesta quarta (dia 05 de agosto) com sessão solene na Assembleia Legislativa, às 18h, proposta pela Deputada estadual Teresa Leitão (PT) e acatada pela Casa, corroborando assim a importância do evento que já representa uma das três principais agenda literárias de todo país. A iniciativa da parlamentar, que responde ainda como titular na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, marca mais do que uma mera homenagem à Bienal. “A manifestação da Assembleia Legislativa de Pernambuco de propor, votar e decidir por realizar uma sessão solene em homenagem à realização da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, é um grande reconhecimento à história do empreendimento e de sua importância para o Estado. Não são todos os eventos que conquistam isso”, destaca o coordenador geral da X Bienal do Livro de Pernambuco, Rogério Robalinho, diretor da Cia. de Eventos.

Bienal do Livro 4 (2013) - Foto Sergio Bernardo

Esta solenidade reconhece o evento que chega a sua décima como um importante agente transformador no processo de ampliação do conhecimento e saber, através da cultura e da leitura. Uma de suas grandes contribuições foi a provocação, inclusive, de estímulos políticos para o acesso de oportunidades para o público docente, especialmente da rede municipal do Recife a adquirir livros novos a cada edição com o incentivo do Bônus Bienal (Lei nº 17.912/2013), por servidores vinculados à Secretaria de Educação. “Este evento já está incluído no Calendário Oficial de Pernambuco, através de Lei da própria Assembleia, e ainda repercutiu para a criação de benefícios que garantem incentivos aos professores, contribuindo em contra partida para uma melhoria social. E por isso todas as iniciativas de reconhecimento, por parte do poder público, valorizam e reconhecem o impacto sócio-económico-cultural deste evento para o Estado”, reforça Robalinho.

Pela sua força e importância neste sentido, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco já figura como um dos principais momentos do calendário do nosso Estado, através da Lei Estadual nº 14.536/ 2011, além de configurar-se como um dos três maiores eventos literários do país em um cenário que hoje congrega cerca de 300 iniciativas deste segmento. Assembleia Legislativa de Pernambuco antecipa assim as comemorações de vinte anos do evento com a homenagem especial na Casa Joaquim Nabuco, na Boa Vista. A sessão solene acontecerá no Plenário da Alepe, às 18h, na Casa Joaquim Nabuco, Rua da Aurora, nº 631, Boa Vista.
A homenagem reforça a importância da iniciativa, projetada inclusive internacionalmente em diversas outras ações. A programação, que ainda está em fechamento, integrará diversas atividades e nomes proeminentes das letras do país e do mundo, além dos homenageados Marcelino Freire (fundador da Balada Literária, em São Paulo) e o nosso poeta urbano Miró da Muribeca. Mas, um importante destaque será a homenagem póstuma ao célebre Ascenso Ferreira, para quem está previsto resgate da obra do poeta, neste ano em que se comemora 120 anos de seu nascimento.  Contudo, fora Sodré, estão confirmados na programação o autor cubano Leonardo Padura e o jornalista, pesquisador e escritor mineiro Jorge Fernando dos Santos.

Leonardo Padura, que trabalhou como jornalista e crítico literário até a década de 1990, quando conquistou reconhecimento pelo seu trabalho com romances policiais focados no seu famoso personagem detetive Mario Conde. Mas, com a obra O homem que amava os cachorros, Padura não só se consolidou no mundo literário, como ganhou notoriedade em outro gênero, sendo prestigiado com diversas premiações internacionais, entre os quais o Prêmio Nacional de Literatura de Cuba, em 2012. Já Jorge Fernando dos Santos vem lançar no evento o seu “Vandré – O homem que disse não”, sua biografia não-autorizada sobre o cantor e compositor paraibano Geraldo Vandré, que completa 80 anos em 12 de setembro de 2015. O livro, que está sendo publicado pela Geração Editorial, narra a trajetória de Vandré desde a infância, fazendo um paralelo com a história nacional entre 1930 e 2014.