Definida a programação do Bloco da Ressaca 2016

Definida a programação do Bloco da Ressaca 2016
Pelo 16° consecutivo, a agremiação que prolonga o Carnaval do Recife, o Bloco da Ressaca, desfila no domingo logo após a festa de momo, dia 14 de fevereiro, com concentração a partir do meio-dia, pelas ruas da Zona Norte do Recife. A coordenação do bloco definiu agora pouco em coletiva de imprensa, que ocorreu com um café da manhã no Mercado de Casa Amarela, a programação oficial, confirmando as atrações baianas Léo Santana, Cheiro de Amor e Parangolé, além de Almir Rouche, banda Asas da América no trio elétrico de mesmo nome, banda Beleza Pura e Orquestra de Frevo. Os homenageados da festa este ano serão dois filhos de Casa Amarela, Iuri Maia Leite (TV Globo) e Laércio Guerra (Faculdade IBGM). O bloco é aberto ao público (não há cordão de isolamento) e a expectativa da diretoria é que mais de 400 mil foliões acompanhem o desfile.

Coletiva de Imprensa Bloco da Ressaca
Coletiva de Imprensa Bloco da Ressaca

O evento contará com seis trios elétricos, com concentração marcada às 12h na Avenida Vasco da Gama com a Avenida Norte, no bairro do Vasco da Gama / Casa Amarela. O bloco, que sairá às 14h do Vasco da Gama, segue pela Avenida Norte, Rua da Harmonia, Estrada do Arraial, Mercado de Casa Amarela, Rua Padre Lemos (todas em Casa Amarela) e encerra o desfile na esquina da Rua Padre Lemos com Avenida Norte, em um percurso de 4 km. 
O ponto alto do desfile acontece por volta das 15h30, quando o bloco entra na Estrada do Arraial, que fica completamente tomada pela multidão e os moradores dos edifícios transformam suas varandas em verdadeiros camarotes.
O Bloco da Ressaca, que em seu primeiro ano conseguiu arrastar quase cinco mil foliões atrás de uma frevioca, vem crescendo a cada ano. Na edição passada, em 2015, foram cerca de 300 mil pessoas acompanhando o desfile pelas ruas de Casa Amarela, sendo destaque na imprensa local e nacional.
 
Como surgiu o Bloco da Ressaca?
 
O Bloco da Ressaca surgiu em 2000, numa brincadeira de amigos da Zona Norte, que ao invés de se deslocar para brincar na Zona Sul, resolveu brincar no próprio bairro, onde todos moravam. No primeiro ano, eles conseguiram arrastar quase cinco mil pessoas, com uma Frevioca e um minitrio. Entre 2001 e 2015, a quantidade de foliões foi crescendo, atraindo pessoas de todas as partes do estado para conhecer e  acompanhar o bloco. No último carnaval (2015), esse número subiu para cerca de 300 mil pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar, onde o bloco foi destaque em toda a mídia local e nacional. Nesta edição 2016, a expectativa da diretoria do evento é que mais de 400 mil foliões acompanhe o desfile, que é aberto ao público, ou seja, não tem cordão de isolamento. Para brincar, basta ter alegria e disposição, e, pelo menos durante o Bloco da Ressaca, tentar esquecer que o carnaval acabou.
 
Serviço:
 
Bloco da Ressaca – Ano 16
Data: 14/02 (Domingo), a partir das 12h (concentração), saída às 14:00
Atrações: 06 (seis) trios elétricos, com as atrações: Léo Santana, Cheiro de Amor, Parangolé, Almir Rouche, Asas da América, Beleza Pura e Orquestra de Frevo.
Saída: 13h da Avenida Vasco da Gama – bairro Vasco da Gama / Casa Amarela
Percurso: Avenida Norte / Rua da Harmonia / estrada do Arraial / Mercado de Casa Amarela / Rua Padre Lemos / Avenida Norte esquina com Padre Lemos.
Homenageado: Iuri Maia Leite (TV Globo) e Laércio Guerra (Faculdade IBGM)

1 Comment

Comments are closed.