SEMANA DO LIVRO DE PERNAMBUCO

SEMANA DO LIVRO DE PERNAMBUCO

Arte em tirinhas, literatura, brincadeiras, shows e cultura pop na era digital estão no foco da Semana do Livro de Pernambuco no MEPE neste fim de semana

Nascido em 1895 como gênero, a História em Quadrinhos nasceu surgiu com a publicação da primeira tirinha com uma linguagem própria que se tornou a referência do que conhecemos até hoje. Uma arte específica com enredos narrados quadro a quadro numa mistura de desenhos e textos que utilizam o discurso direto, que a tornou “Nona Arte”, para esta “arte sequencial” conforme classificação de Ricciotto Canudo (teórico e crítico de cinema pertencente ao futurismo italiano). Da Europa, essa paixão chegou ao Brasil e avançou na década de 60 quando o país foi dominado por personagens famosos com publicações produzidas até hoje, como Pererê, de Ziraldo e Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, criações de Maurício de Souza, com linhas de produtos da marca que vão desde sandálias a macarrões. E, apesar das dificuldades dos nossos produtores, os quadrinhos ainda estão dominando o mercado e de várias maneiras, em especial na forma de tirinhas. E é a força e versatilidade desta cultura que mantém constância no nosso cenário que será colocada em perspectiva na Semana do Livro de Pernambuco, a partir desta quarta (dia 30 de novembro) até domingo (dia 04 de dezembro) com o quadrinista André Dahmer (O Globo/ Folha de S. Paulo).

O profissional traz em debate “As vantagens de ser malvado” no sábado (dia 03) em bate-papo às 16h com a jornalista Carol Almeida sobre o trabalho de transformar em imagens os conflitos da sociedade. Responsável pelas tirinhas do Malvados, publicadas em diversos veículos do país (como Piauí, G1, Folha de São Paulo e Caros Amigos), o carioca desenvolveu vários personagens entre os quais está Emir Saad, um ditador sádico, egocêntrico que controla e tortura o reino do Ziniguistão e séries como Apóstolos e Cidade do medo. E essa atuação que ele traz em foco mostrando a recepção e reações imediatas das tirinhas especialmente no atual momento político. “O Brasil passa por um grande estorvo, é bem verdade. Porém, já passamos por tantos outros. A construção e a destruição são cíclicas, nada disso é particularidade da política. Por isso mesmo, a luta é permanente. Meus avós lutaram, meus pais lutaram, eu luto. Minhas filhas se prepararão para lutar”, comenta Dahmer, que acredita que a “Nona Arte” contribui para o debate e o comportamento dos leitores, a partir do contato com o desenho, sua poesia e a reflexão do contemporâneo político.

No domingo (dia 4), a agenda encerra em alta na Semana do Livro de Pernambuco com grandes surpresas. Às 15h, os bastidores do encantado mundo do bruxinho mais carismático e amado do mundo é colocado em perspectiva em bate papo com Monica Figueiredo, editora da Rocco responsável, no Brasil, por todos os livros da série Harry Potter, em conversa com a temática “Como fazer a magia de Harry Potter funcionar” na qual trará o processo de implantação e manutenção da marca Harry Potter para o público. Às 17h, o público terá oportunidade de conhecer o universo dos “Booktubers – Modos de ser e usar” numa troca com a youtuber catarinense Pam Gonçalves (autora de “Boa Noite” e “O Amor Nos Tempos de #Likes”), que ama livros e que tem quase 200 mil inscritos no seu canal que é a própria essência da expressão “booktuber” e como sobreviver a este movimento. E a agenda integrará ainda conversa sobre literatura e cultura digital, às 18h, com a escritora, vlogger e blogger Mirela Paes (autora do livro “Maliciosa” editado pela Qualis) que divide a discussão com a blogueira Raisa Brennichi do NerdVinas, site feito para mulheres nerds que aborda assuntos cotidianos e de interesse.

Realizada pela Cia de Eventos e a Ideação, a Semana do Livro de Pernambuco movimenta de 30 de novembro a 04 de dezembro, das 14h às 20h, no Museu do Estado, cerca de 40 atividades variadas numa ambiência literária e cultural agregando diversas ações que se pautam nessas distintas vertentes que expressam a força das letras e da leitura na atualidade. Teremos desta forma a presença de nomes nacionais e locais como os escritores nacionais como Raimundo Carrero, Sidney Nicéas, Carla Denise, Valdir Oliveira, Sidney Rocha e Silvério Pessoa que trazem seus novos trabalhos na forma de lançamentos, bate-papos e intervenções com o público.

Todas as expressões – Os versos “Subo nesse palco, minha alma cheira a talco. Como bumbum de bebê, de bebê. Minha aura clara, só quem é clarividente pode ver. Pode ver” da canção Palco de Gilberto Gil ganham nova releitura no Samba de Latada do cantor Josildo Sá, que se inspirou em suas filhas de 5 e 6 anos para criar uma proposta que integre a criançada não só em um universo lúdico das brincadeiras infantil como aproxime da boa MPB. “Esta é a primeira vez que desenvolvo um trabalho assim inspirado em ima grande brincadeira de crianças, que traz novas interpretações para canções conhecidas da molecada e ainda do público adulto”, diz o artista natural de Floresta, que traz projeto inédito para a Semana do Livro de Pernambuco, ação literária e cultural que acontece do próximo dia 30 de novembro a 04 de dezembro, no Museu do Estado, com sempre das 14h às 20h.

Acompanhado das filhas, o músico animará a turminha às 17h, no domingo (dia 04 de dezembro), no Palco Literário da Bienalzinho com o show “Latada para crianças” na qual promete fazer todos dançarem e cantarem canções como “O Vira” do grupo Secos e Molhados, Cantiga de Sapos e muitas outras inspirações que garantem entreter a criançada, pela experiência em casa. “Todas irão se integrar de forma especial com o universo musical que já é conhecido por muitos e iremos sensibilizar essa nova geração com um repertório de 10 músicas que podem ser facilmente adaptadas para o universo delas”, completa ele que integrará também ao repertório composição própria (“Que chapinha”). Para isso, montou um espetáculo com figurino e cenário próprio na qual ele e sua banda se apresentarão em um projeto piloto para novas investidas que poderão vir por aí. No “Latada para crianças”, Josildo Sá se apresenta com o Maestro Bandeira (flautin, sax e clarinete), com quem toca já há três anos, Nino Silva (batera) e Lu Milliano (sanfona), além dos músicos Claudio Negão (contrabaixo) e Mazinho (teclado), primeira vez nesta formação.

Mas, a programação da ação literária e musical ainda contará com outras surpresas igualmente animada com apresentação musical com o Em Canto e Poesia na quinta-feira (dia 01 de dezembro), às 20h, no Palco do Espaço Livro Aberto. O grupo de São José do Egito, Sertão do Pajeú, resgata a cantoria de grandes nomes brasileiros como o avô de três membros da formação: Louro do Pajeú, Lourival Batista, figura mítica que marcou história na região e levou a arte de versar improvisado a um patamar superior. Formado por Antonio, Greg e Miguel Marinho, carrega em si o resgate da tradição da família e dos poetas, cantadores e repentistas de grandeza da região como Biu de Crisanto, Zé de Cazuza, Rogaciano Leite, Manoel Filó, João Batista de Siqueira (Cancão), Antônio Marinho, Jó Patriota, Zé Marcolino e Dedé Monteiro. “O Em Canto e Poesia é formado por três irmãos poetas que continuam levando a tradição daqueles que representaram nossa cultural por todo Brasil em um show voltado a música e poesia”, adianta o produtor do grupo, Amaro Filho. Apresentando-se de Norte a Sul do país, o Em Canto e Poesia já consagrou o seu trabalho que reúne poesia de viola, frevo e música urbana contemporânea nos palcos nacionais e nas principais festividades públicas como o Carnaval do Recife (2015 e 2016), em momento épicos que talvez só possam ser entendidos em edição gravada em DVD no Teatro de Santa Isabel, este ano.

Território para criançada – Na sexta (dia 02), a brincadeira continua com uma “Narrativa do Encantado” com “Príncipes e princesas” e “Lendas & lendas”, além de ações de expressão da criatividade com “Livrinhos coloridos”, “Oficina de brinquedos com Cris Brady – Bonecos” e apresentação artística “School Musical” com a Escola Saber Viver. Final de semana também reserva boas surpresas no sábado (dia 03), às 14h, “Brincadeiras e cantigas de roda – O trem Ascenso”; e às 17h, o show “Minha Pequena África”, apresentação artística do grupo Cordelândia que apresenta influência da cultura de matriz africana sobre nós e forma leve e lúdica, em um espetáculo carregado de músicas afro-brasileiras, contos, lendas e cordéis. E no domingo (04), a agenda começa às 14h com Brincadeiras e continua no resto do dia ainda com apresentações teatrais e artísticas como a de Josildo Sá que traz um novo formato para o seu “Latada para crianças”, aproximando o público infantil de canções memoráveis da MPB com uma leitura própria para a criançada e resgatando canções infantis com uma pegada diferenciada. Na programação infantil, vinculada à Bienalzinha, ainda haverá bate papos com autores como sexta (02), às 15h, com a autora Carla Denise (“Babau”), às 15h30, Rosangela Lima, e 18h com Ana Luiza Lobo (“Tudo Pode Ser Diferente”).

O acesso é gratuito e tudo acontece no auditório do Museu do Estado (Espaço Cícero Dias) e na Área Externa do MEPE onde estão localizados o “Espaço Livro Aberto” e a “Bienalzinha”, ambientes que contarão com ampla agenda a ser conferida no site (http://semanadolivrodepernambuco.com.br/). Os visitantes da Semana do Livro de Pernambuco terão acesso pelas entradas do Museu do Estado, mas vagas de estacionamento atenderão portadores de necessidades especiais e funcionários do MEPE.

SERVIÇO:
SEMANA DO LIVRO DE PERNAMBUCO (https://www.facebook.com/semanadolivrodepernambuco/?fref=ts)

Quando: De 30 de novembro (quarta) a 04 de dezembro (domingo), das 14h às 20h.

Onde: Museu do Estado de Pernambuco – Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife-PE.

 

 

Texto enviado pela jornalista Ivelise Buarque.