Noite do Coco na Praia

Noite do Coco na Praia
Foto: Jan Ribeiro/ Secutl PE – Fundarpe

Olinda vai receber no próximo sábado (21), no estacionamento dos Correios do Carmo, a Noite do Coco na Praia, um movimento de resistência voltada para a valorização do coco e da cultura da ciranda. A programação terá início às 21h com a estreia do Grupo Nova Ciranda de Olinda, que busca fazer esse resgate, e outras atrações como Coco de Nininha, Pacheco Cantador, Arnaldo do Coco, Gervasio do Coco e Coco de Cocar. O evento conta com apoio do Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe, e é aberto ao publico.

O ponto alto da festa será a estreia do Grupo Nova Ciranda de Olinda, do Amaro Branco, uma Iniciativa do Mestre Pacheco Cantador com o objetivo de voltar um olhar mais cuidadoso a essa brincadeira tradicional de Pernambuco. “Em Olinda no passado tinha muita ciranda, mas isso acabou. Na época do Mestre Salustiano, e quando o Mestre Ferreira estava mais ativo, a brincadeira era mais forte, mas nos últimos anos ficou parada”, explica Jairo Dornellas, organizador do evento.

Para Márcia Souto, presidente da Fundarpe, o resgate da tradição da ciranda em Olinda é algo de extrema importância para a manutenção da cultura popular do município e do estado. “Diante do símbolo cultural que esta manifestação tem para o povo olindense e pernambucano, é algo a ser celebrado quando temos o nascimento de um grupo que já surge com a proposta de valorizar essa tradicional brincadeira”.

De acordo com Jairo Dornellas, na apresentação do Grupo Nova Ciranda de Olinda só serão cantadas músicas que foram feitas pelo Mestre Arnaldo, do Amaro Branco, “um dos melhores compositores que temos aqui em Olinda. A ideia é justamente fazer esse resgate, não deixar a ciranda morrer, e lá vamos mostrar ao público como se dança ciranda”.

A articulação com os outros grupos, segundo o organizador da festa, é feita de forma espontânea. “Temos atrações de vários bairros de Olinda, como Bultrins, Carmo, e Amaro Branco. Esse encontro é fruto das nossas sambadas, porque todo mundo vai e participa juntos. E ai a gente acaba ficando tudo mais próximo, porque um vai pra sambada do outro, realizando até sem querer uma troca de saberes”.

Serviço
Noite do Coco na Praia em Olinda
Sábado (21/04) | 21h
Estacionamento dos Correios (Praça do Carmo, Olinda)
Gratuito
Mais informações: (81) 98672 1304

Fonte: Cultura PE