Curso Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual segue com inscrições abertas até quarta (25)

Voltado para produtores audiovisuais do Estado de Pernambuco, curso será ministrado pelo pesquisador, crítico e curador de cinema Marcelo Ikeda entre os dias 02 e 29 de maio no Portomídia

O curso Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual que acontece entre os dias 02 e 29 de maio, no auditório do Portomídia, no Recife Antigo, segue com inscrições abertas até a quarta (25).  Com carga horária de 64h, o curso tem a proposta de qualificar os produtores audiovisuais do Estado de Pernambuco com informações atualizadas e específicas sobre o funcionamento do mercado audiovisual brasileiro (a cadeia produtiva do audiovisual e seus segmentos de mercado).

A indústria audiovisual brasileira é um dos setores de maior crescimento econômico, mesmo com o atual cenário de crise no país. Dados da ANCINE mostram que o setor cresceu a uma taxa média de 9% dos últimos cinco anos, bem acima do PIB nacional. Com isso, o setor audiovisual já representa mais de 0,5% do PIB do país.

O audiovisual, portanto, além de grande gerador de conteúdo simbólico, como atividade cultural, é também gerador de emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado de Pernambuco. O setor possui uma cadeia produtiva ampla, entre as atividades de produção, distribuição e exibição, com segmentos de mercado estratificados, como salas de cinema, vídeo doméstico, televisão por assinatura, televisão aberta e novas mídias (internet, dispositivos móveis e mercados asilares). Nos últimos anos, o desenvolvimento econômico do setor audiovisual no país foi alavancado pelas políticas desenvolvidas pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE), órgão federal responsável pela regulação, fomento e fiscalização do mercado cinematográfico e audiovisual brasileiro.

O setor audiovisual pernambucano vem amadurecendo nos últimos anos e recebendo destaque seja por sua qualidade artística, com premiações em importantes festivais de cinema no Brasil, com especial destaque em 2016 para exemplos como Aquarius e Boi Neon. No entanto, muitos produtores pernambucanos ainda sentem enorme dificuldade de se inserir num mercado tão competitivo, concentrado no Rio-São Paulo.

Durante o curso, serão abordadas suas características, explorando possibilidades de desenvolvimento através de ações, preparando o aluno para uma maior competitividade no mercado profissional por meio do fortalecimento das empresas produtoras e do maior conhecimento das políticas públicas para o audiovisual (captação de recursos pelas leis de incentivo federal e funcionamento da ANCINE). As inscrições podem ser feitas através do site http://economiadocinema.tarrafaproducoes.com.br/.O resultado da seleção será divulgado no dia 27 de abril.

Ministrado pelo crítico, curador e pesquisador Marcelo Ikeda, o curso Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual possui uma concepção complementar de compreender o audiovisual também como negócio, em sua perspectiva de geração de emprego e renda, mediante o entendimento do funcionamento do mercado audiovisual e das políticas públicas para o audiovisual, visando a formação de produtores audiovisuais. Através do conteúdo, o aluno terá acesso ao funcionamento do mercado audiovisual brasileiro e suas regras de negócio, além de dois livros de autoria de Marcelo Ikeda como complemento do material didático do curso.

O curso Economia e Mercado do Cinema e Audiovisual é realizado pela Tarrafa Produções e Palíndromo Produções, conta com incentivo da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco e parceria do Portomídia, Oyá – Estúdio Criativo e Vitrola Banana Estúdio Criativo.

Sobre Marcelo Ikeda
Marcelo Ikeda é mestre pelo PPGCOM da Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalhou na Agência Nacional do Cinema (ANCINE) entre 2002 e 2010, ocupando diversas funções. Sua principal pesquisa acadêmica é sobre as políticas públicas para o setor cinematográfico a partir dos anos noventa, e sobre a economia do audiovisual. Ministrou cursos e palestras sobre Leis de Incentivo e Economia do Audiovisual em diversos cursos, como IETV e FGV/RJ (Film & TV Business). É autor dos livros “Lei da ANCINE comentada (MP 2.228-1/01)”, “Leis de incentivo para o audiovisual” e “Cinema brasileiro a partir da retomada: aspectos econômicos e políticos”, entre outros. Diretor e Roteirista de diversos vídeos, participou de diversos festivais nacionais e internacionais. Crítico de cinema, escreveu para variados veículos, especialmente na internet, como ViaPolítica, Claquete, CurtaoCurta, Revista Etcetera, mantendo o blog Cinecasulofilia (www.cinecasulofilia.com) desde 2004. Foi curador da Mostra do Filme Livre, do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2014), do Circuito Penedo de Cinema (2016), entre outros. Desde 2010 integra o quadro de professores do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente cursa o Doutorado em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco.

Serviço:
Curso Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual
02 a 29 de Maio | Segundas a Quintas, de 18h as 22h (64 horas/aula)
Auditório do Portomídia – Rua do Apolo, nº 235, Recife Antigo
Investimento:
R$ 50 à vista (depósito ou transferência bancária)
R$ 60 cartão de crédito (pagseguro)
Contato:
Anna Andrade – Coordenação Geral / Direção de Produção
(81) 9 99843-2910
contato@tarrafaproducoes.com.br
http://economiadocinema.tarrafaproducoes.com.br/
https://www.facebook.com/economiadocinema/

Equipe:
Coordenação Geral / Direção de Produção – Anna Andrade
Coordenação Pedagógica / Professor – Marcelo Ikeda
Assistência de Produção – Thays Melo
Produção Executiva – Daniela Azevedo
Assessoria de Imprensa – Priscila Urpia
Social Mídia – Bruna Leite