Universitária FM lança, Nagulha, programa de rádio que passeia pelo seu acervo de vinis

Universitária FM lança, Nagulha, programa de rádio que passeia pelo seu acervo de vinis

Nagulha, produzido por Marco da Lata e Rodrigo Pires, faz uma viagem pelo acervo de mais de 10 mil vinis da discoteca da Universitária FM e integra as celebrações de 40 anos da emissora em outubro de 2019

Seguindo com as celebrações de seus 40 anos, a Rádio Universitária lança Nagulha, programa que faz um passeio pelo histórico acervo de vinis da Rádio. A estreia acontece neste sábado (16), às 19h, na 99.9 FM, com retransmissão pela Rádio Paulo Freire 820 AM. O programa, produzido e apresentado pelos pesquisadores e colecionadores musicais Marco da Lata e Rodrigo Pires, resgata músicas já conhecidas pelo público, mas também raridades só encontradas na discoteca da emissora, que conta com mais de 10 mil títulos.

Marco da Lata e Rodrigo Pires são amantes da música analógica e do chiado de vinil. Juntos garimparam pérolas guardadas nos acervos da Universitária e construíram a viagem sonora que é Nagulha. Cada programa gira em torno de um tema que surge a partir das pesquisas dos produtores, variando desde gêneros musicais, como Forró e Jazz, a discos raros, como Esquadrão da Morte, de Zé Rodrix, um registro da trilha sonora do filme de mesmo nome, dirigido por Carlos Imperial nos anos 70.

A edição de estreia do programa resgata raridades da música brasileira cujas prensagens originais são disputadíssimas por colecionadores e DJs nacionais e de outros países. Destaque para a cantora e pianista carioca Cláudia, evidenciada para uma nova geração a partir do sample que Marcelo D2 fez de sua interpretação de Deixa Eu Dizer; para o disco SOS Band It, do maestro Orlando Silveira, conhecido por seus arranjos para artistas como Luiz Gonzaga e Elza Soares; e também para o pernambucano Di Melo e seu álbum homônimo de 1975.

Nagulha também trará para o público raridades de outro importante acervo do Recife: o da Rozenblit. Através de um quadro dentro do programa, cada edição vai apresentar um tesouro da coleção daquela que foi, entre a década de 50 e meados dos anos 60, a maior produtora de discos em vinil do país. Para quem curte um som analógico não apenas no rádio, o programa está inspirando a discotecagem de Marco da Lata e Rodrigo Pires às quartas na Venda do Bom Jesus, no Recife e às sextas na Glück Bier, em Olinda. Um podcast mensal também está nos planos dos produtores.

O programa Nagulha pode ser sintonizado também pela internet, através do streaming www.ufpe.br/ntvru e aplicativo UFPE Play.

Serviço:

Nagulha

A partir de sábado, 16/03
19h, na Universitária 99.9 FM
Retransmissão pela Rádio Paulo Freire 820 AM
Streaming em www.ufpe.br/ntvru e UFPE Play

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *