EXPOSIÇÃO CELEBRA 50 ANOS DA ANIMAÇÃO EM PERNAMBUCO

EXPOSIÇÃO CELEBRA 50 ANOS DA ANIMAÇÃO EM PERNAMBUCO

“Cinema de Animação em Pernambuco – 5 décadas de história” tem abertura nesta quinta (10) às 19h no Recife, no Sesc Casa Amarela

A partir desta quinta (10), o SESC Casa Amarela abre as portas da Galeria de Artes para a exposição comemorativa “Cinema de Animação em Pernambuco – 5 décadas de história” que irá trazer a trajetória singular da produção dos filmes, o olhar sobre as realizadoras e realizadores, e os bastidores dos processos criativos de mais de 60 filmes de animação. A abertura da exposição acontece nesta quinta (10) às 19h. O acesso é gratuito.
Na exposição, os visitantes poderão se conectar desde os primeiros filmes artesanais da década de 70 até os novos lançamentos disponibilizados nas plataformas digitais. A partir de experiências sensoriais, o público terá acesso a equipamentos ópticos, cenários, desenhos, storyboards, objetos de stop motion e terá a oportunidade de interagir com elementos manuais, visuais e digitais sobre o cinema de animação.
“Embora ainda existam vários filmes e diversas histórias para serem contadas, essa arte marginal terá não só a capacidade de divulgar a história de nossa cultura, como descobrir e revelar novos agentes sobre essa técnica cinematográfica que urge maior pesquisa e preservação. A exposição cumpre o desafio de trazer tanto em termos de linguagem, técnica e estética uma estrutura narrativa da produção de cinema de animação em Pernambuco”, explica Tiago Delácio, curador da exposição.
Parte do acervo da exposição é do Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga (MUCA), espaço dedicado à formação técnica e preservação de obras, localizado em Gravatá – PE. O Museu salvaguarda a história da animação pernambucana, a exemplo do ‘Vendo/Ouvindo’ (1972), a mais antiga animação existente da filmografia pernambucana. A obra é o primeiro trabalho artístico de Lula Gonzaga (Patrimônio Vivo de Pernambuco), em parceria com Fernando Spencer e Firmo Neto, um dos primeiros filmes do ciclo do Super-8 do Estado.
A exposição é uma realização do SESC PE, através do projeto AnimaSesc que tem como foco o cinema de animação e o desenvolvimento de ações formativas, fomento, experimentação e difusão artística desta linguagem. A exposição tem incentivo do FUNCULTURA – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura e parceria cultural do MUCA e da Asaga Audiovisual.

SERVIÇO:

Exposição “Cinema de Animação em Pernambuco – 5 décadas de história”

10 de novembro de 2022 a 20 de janeiro de 2023

Abertura: 10 de novembro | 19h
Visitação: Segunda a sexta | 9h às 19h

SESC Casa Amarela – Avenida Norte, Rod. Gov. Miguel Arraes de Alencar, 1190 – Mangabeira, Recife – PE

Gratuito