16 a 19/02 – Afoxés Oxum Pandá e Omim Sabá divulgam agenda para o Carnaval

Com novos figurinos, grupos exaltam a cultura afro brasileira em apresentações gratuitas

Entre as manifestações típicas que marcam o Carnaval de Pernambuco, não pode faltar o afoxé, grupo percussivo que tem como base rítmica o Ijexá, sonoridade africana reinventada no Brasil, composta por atabaques, agbês, agogôs e instrumentos típicos dos terreiros de Candomblé. Grupos tradicionais do gênero, como o Afoxé Oxum Pandá e o Afoxé Omim Sabá, têm agenda de apresentações gratuitas nesta semana.

Os grupos se encontram no UBUNTU, festividade de consagração do povo negro que acontece na quinta-feira (16/02), às 16h, para lavar o Marco Zero do Recife com águas de cheiro e pedir bênçãos para o Carnaval. Ambos também participam do Encontro de Afoxés no Polo Afro, no Pátio do Terço, no domingo de Carnaval (19/02), exaltando a resistência e a cultura afro em Pernambuco.

Ainda na semana pré, na sexta-feira (17/02), o Oxum Pandá faz participação no Carnaval de Natal/RN, no Polo Centro Histórico, às 22h; e o Omim Sabá, no Recife, integra o Cortejo Oficial na Rua da Lama, no bairro do Cordeiro. Dedicado à orixá Oxum Yapondá, o Oxum Pandá tem 28 anos de trajetória artística, sendo o quarto afoxé mais antigo do Estado, enquanto o Afoxé Omim Sabá, que homenageia a orixá Iemanjá Sabá, completou 20 anos de existência em 2022 e traz o clima de celebração para os desfiles deste ano.

Além de música, dança e religiosidade, os afoxés anualmente renovam seus figurinos para desfilar no Carnaval. Com incentivo do Funcultura, por meio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado, o Oxum Pandá desfila em 2023 com vestes que representam o tema “Todo o Panteão Africano em Solo Pernambucano com o Afoxé Oxum Pandá”, predominando as cores amarelo e branco, simbolizando amor, riqueza e abundância.

O Omim Sabá também ganha novas vestimentas com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura – SIC, Fundação de Cultura, Secretaria de Cultura da Cidade do Recife e Prefeitura da Cidade do Recife. Trazendo o tema “O empoderamento do Povo Negro e a Diáspora Africana” e ênfase nas cores azul celeste, verde água e branca, o grupo representa as águas salgadas e a Rainha do Mar. Os figurinos vestem tanto os músicos e dançarinos, quanto também o público que desfila nos cortejos, aumentando o senso de comunidade e fortalecendo da cultura negra em Pernambuco.

SERVIÇO:

Agenda Afoxé Oxum Pandá – Carnaval 2023

16/02 – Festival UBUNTU, 16h, Marco Zero do Recife

17/02 – Carnaval em Natal/RN, 22h, Polo Centro Histórico

18/02 – Apresentação em Olinda/PE, 20h, Polo Varadouro

19/02 – Encontro de Afoxés, 19h, Polo Afro, Pátio do Terço, Recife/PE

Agenda Afoxé Omim Sabá:

16/02 – Festival UBUNTU, 16h, Marco Zero do Recife

17/02 – Cortejo Oficial na Rua da Lama, Recife/PE

19/02 – Encontro de Afoxés, 19h, Polo Afro, Pátio do Terço, Recife/PE