“UMA BELA CIDADE” APOSTA NA FANTASIA PARA LEVAR CRIANÇAS AO INTERESSE PELA POLÍTICA

“UMA BELA CIDADE” APOSTA NA FANTASIA PARA LEVAR CRIANÇAS AO INTERESSE PELA POLÍTICA

Livro, que será lançado neste sábado (30), se utiliza de linguagem lúdica para trazer os pequenos ao universo do tema, com dicas de como podem participar na melhoria de suas cidades.

Uma aventura dos pequenos leitores no mundo da política e do protagonismo infantil. É o que promete o livro “Uma Bela Cidade”, de autoria da pernambucana Eugênia Cavalcanti. A obra se utiliza da fantasia, com personagens infantis e histórias que ocorrem na fictícia cidade “Felicitá”, para aproximar as crianças de temas como eleições, voto, cidadania, políticas públicas e campanha eleitoral, com direito, ainda, a dicas de participação política inda garotada. O lançamento ocorre no próximo dia 30, às16h, no Salão Dom Lamartine – anexo do Instituto Dom Helder Câmara, na Rua das Fronteiras S/N, Boa Vista.

“Foi um livro pensado e escrito para crianças entre oito e onze anos de idade. Através dos personagens Anne e Matheus, os pequenos serão levados ao mundo em que a democracia, a justiça e a igualdade ganham vida”, explica Eugênia. Segundo a escritora, o título “Uma Bela Cidade” foi pensado de modo a trabalhar o valor estético do belo, com a harmonia de todos na cidade, “a polis”, onde ocorre a vida diária dos cidadãos. “Ao longo dessa jornada, eles poderão conhecer, ainda, como funcionam os governos, critérios para se tornar um (a) candidato (a), participação na vida da cidade, direitos humanos, entre diversos outros aspectos da política”, acrescenta. Tudo, claro, com muito colorido e ilustrações, assinadas por Milena Assunção.

Com uma linguagem atraente e bem conectada com o público infantil, o livro conta, ainda, com dicas de como a criançada pode ir em busca de melhorias para sua cidade. “Segundo a neurociência, é na primeira infância que podemos construir os valores que perseguem toda nossa vida. As crianças são cidadãos em desenvolvimento, daí a importância de se inserir no universo delas o conhecimento puro sobre o que é política e para que serve”, frisa Eugênia.
“Uma Bela Cidade” é, segundo a autora, uma ferramenta valiosa para pais, educadores, formadores e a todas as pessoas que acreditam ser importante falar de política desde a infância. “Resolvi escrever esse livro de modo a contribuir, de forma literária, para que o conhecimento chegue a todas as crianças e as façam vislumbrar, acreditar em um mundo melhor”, finaliza.
A Autora

Nascida em Catende, cidade da Mata Sul de Pernambuco, Eugênia Cavalcanti já atuava, desde jovem, em políticas estudantil, sindical, controle social e pastorais sindicais. Aos 25 anos, foi vice-prefeita do município.

Graduada em Letras, Pedagogia e Direito e pós-graduada em Informática Educacional e Metodologia do Ensino Religioso, Eugênia atuou, por mais de três décadas, na área pedagógica, quando desempenhou funções de professora primária, supervisora, e coordenadora em Unidades de Ensino do Estado e também da rede particular.

Também participou da elaboração de projetos sociais e em palestras sobre temas como Bullying, Grêmio Estudantil, Direitos Fundamentais e Participação das Mulheres na Política.

Há quatro anos, Eugênia está à frente do perfil “Política para Baixinhos”, no Instagram, onde, além de produzir conteúdos que visam a aproximar os pequenos da política enquanto bem estar social, também cita exemplos de crianças e adolescentes, ao redor do mundo, que tiveram ações notáveis em favor da sociedade – entre elas, as ativistas Malala Yousafzai e Greta Thumberg. “Partindo desse desacreditar que vemos, hoje, por parte dos adultos, de tudo o que envolve política, tenho procurado semear, já na criança, que se trata de algo bom, é a arte do bem comum, da felicidade, plantar neles o assunto como uma coisa positiva”, finaliza Eugênia.

 

Serviço:
“Uma Bela Cidade”
Autora: Eugênia Cavalcanti
Ilustrações: Milena Assunção
Editora: Editora política para Baixinhos
Número de páginas: 40
Indicação de faixa etária: Crianças entre oito e onze anos.
Lançamento: 30 de setembro, às 16 horas, no Salão Dom Lamartine, Rua das Fronteiras S/N, Boa Vista, Recife – PE
Vendas: Pela Catarse no link da bio do Instagram @politicaparabaixinhos
Valor: R$ 50