Unidos da Tijuca e Galo da Madrugada desfilam no aniversário do Recife

O prefeito do Recife, João da Costa, anunciou agora a pouco, em entrevista coletiva, a programação de comemoração ao aniversário de 475 anos do Recife. Os secretários de turismo, André Campos, e de cultura, Renato L., além da presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, do Presidente da Fundarpe, Severino Pessoa e do Presidente da Câmara dos vereadores, Jurandyr Liberal, estiveram presentes. Muitos artistas também marcaram presença, como Emílio Santiago, Almir Rouche, Luciano Magno, André Rio, Maestro Forró, Rogério Rangel, Edilza, Ed Carlos, Nadia Maia, Cristina Amaral, Nena Queiroga e Gerlane Lops.

Os eventos começam nesta sexta (9), com shows no Pátio de São Pedro das bandas Viruz e Comunidade Azougue, além do cantor Ortinho. O Pátio também abriga shows no sábado, quando se apresentam a Orquestra Maia, Zé Manoel e o cantor Nonô Germano.

 

No domingo (11), a Escola de Samba Unidos da Tijuca desembarca no Recife para a comemoração do aniversário da cidade no Marco Zero. Cerca de 100 integrantes, entre comissão de frente, bateria, passistas, baianas, casal de mestre sala e porta bandeira e a Ala Mestre Vitalino mostrarão ao público pernambucano como a Tijuca conquistou a Sapucaí e sagrou-se campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. O Galo da Madrugada, a Escola Gigantes do Samba e os compositores Belo Xis e Wellington do Pandeiro se juntam à Escola carioca, em uma grande homenagem a Luiz Gonzaga. 

A comemoração terá início às 17h com apresentações de Belo Xis e Wellington do Pandeiro. A partir das 17h40, um grande arrastão com Gigantes do Samba, Galo da Madrugada e Unidos da Tijuca vai percorrer as ruas do Bairro do Recife. Os 150 integrantes da Gigantes do Samba puxam o desfile, seguidos do carro abre alas do Galo, além de cabeções, bonecos gigantes de Luiz Gonzaga, do Galo da Madrugada e de Enéas Freire, estandarte oficial do bloco, passistas e uma ala da diretoria do bloco. Os representantes da Unidos da Tijuca fecham o cortejo. O desfile começa na Avenida Rio Branco, na altura do cruzamento com a Rua Mariz e Barros, e sai rumo ao Marco Zero, onde todas as agremiações se apresentarão.

Na segunda (12), dia do aniversário do Recife, acontece o tradicional corte do bolo, na Praça do Arsenal, com a presença da Orquestra 100% Mulher e do Bloco O Bonde, às 18h, e, a partir das 20h, no Marco Zero, acontece o show “Encanto do Recife: um canto de amor ao Recife”, com produção musical de André Rio e Luciano Magno, que reúne quase 40 artistas para cantar e louvar o Recife.

Paralelamente, acontecem no Recife, no Rio de Janeiro e em São Paulo, intervenções artísticas de rua para marcar a data, durante todo o dia. Em apresentações surpresa, mais de trezentos artistas interagem com o público. O Secretário de Turismo, André Campos, adiantou que os shoppings centers da cidade abrigarão alguns desses “happenings”. A programação ainda inclui o passeio ciclístico “Conheça o Recife Pedalando”, que acontece às 7h30 da manhã.