Mestres do mamulengo de PE fazem oficinas e se apresentam no Recife

Com exposição de bonecos, oficinas e várias apresentações, a IV Mostra de Mamulengo traz para o Recife os mestres do interior de Pernambuco, no Sesc do bairro de Casa Amarela, Zona Norte da capital pernambucana. A abertura acontece nesta quarta-feira (22), com um bate-papo entre o professor de teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marconde Lima, e o mestre mamulengueiro, Tonho. Eles vão falar sobre o tema ‘A arte Brincante no Mamulengo’.

A mostra é uma oportunidade do público da capital pernambucana conhecer os mestres pessoalmente. “Eles ficam lá no interior e dificilmente as pessoas têm acesso a eles. Os mestres até participam de feiras aqui na capital, mas é mais para vender os mamulengos. A brincadeira que eles fazem mesmo a gente quase não encontra. Aqui, o que temos é o mamulengo recriado, com texto fixo. Esses mestres trabalham muito com o improviso”, conta o supervisor de cultura do Sesc de Casa Amarela e responsável pela mostra, Breno Fitipaldi.

Durante os dias da mostra, de 9h às 12h, o mestre Miro comanda uma oficina gratuita de manipulação de mamulengos. “Essa é uma tradição passada de geração para geração, eles fazem de uma forma tão espontânea, que não é algo que se possa copiar. Os mestres são muito generosos, gostam de conversar, de mostrar os bonecos, de ensinar mesmo”, diz Fitipaldi.

Mestre Miro apresenta, no sábado (25), no Teatro Lobinho, no Vasco da Gama, o espetáculo ‘Contações no Novo Milênio’. “Essas apresentações são maravilhosas. É espontâneo, tanto que eles dizem que podem durar de 40 minutos a uma hora e meia, dependendo de como se desenrola a história”, adianta Fitipaldi.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas na unidade. Para participar, é preciso ter mais de 12 anos. Para outras informações, o telefone do Sesc Casa Amarela é o (81) 3267.4400.

Confira a programação completa da mostra:

Quarta-feira (22)
Roda de Prosa
Conversa com Marcondes Lima e Mestre Tonho
Tema: A Arte do Brincante no Mamulengo
Aula espetáculo: Mestre Tonho
Horário: 19 às 22 horas
Local: Teatro Capiba

Quinta-feira (23)
Espetáculo: Risada do Mestre Tonho
Mestre: Tonho (Condado – PE)
Horário: 16 horas
Local: Palco Externo SESC Casa Amarela

Sexta-feira (24)
Espetáculo: As Presepadas de Praxedes
Mestre: Zé de Vina (Lagoa de Itaeng a- PE)
Horário: 16 horas
Local: Palco Externo SESC Casa Amarela

Sábado (25)
Espetáculo: Contações no Novo Milênio
Mestre: Miro (Carpina – PE)
Horário: 16 horas
Local: Espaço do Mamulengo (Vasco da Gama)