Preservação da Biblioteca do Estado é tema de concurso de redação

Preservação da Biblioteca do Estado é tema de concurso de redação

Fundada em 1971, a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (BPE) passa por projeto de modernização, que inclui a reforma das instalações físicas e aquisição de novos equipamentos. Com rico acervo estimado em 270 mil livros e cerca de 370 mil volumes de periódicos, a manutenção do patrimônio cultural depende do cuidado dos usuários com a preservação da biblioteca. Para que os frequentadores da BPE recebam o espaço reformado conscientes da im

A partir desta sexta-feira (20), estudantes do ensino fundamental e médio podem participar da ação, que precede campanha pela preservação da BPE
A partir desta sexta-feira (20), estudantes do ensino fundamental e médio podem participar da ação, que precede campanha pela preservação da BPE

portância do zelo pelo acervo e estrutura do local, a Preserve o que é Seu! Campanha de Preservação da Biblioteca Publica do Estado de Pernambuco acontecerá durante todo o mês de outubro.

Idealizada e executada pela Bersato Produção Cultural, com incentivo do Funcultura e Fundarpe, a campanha contará com o reforço dos estudantes da rede pública de ensino, que serão convidados a participar de um concurso de redação com o tema A Importância da Preservação na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. As inscrições começam nesta sexta-feira (20) e seguem até 25 de outubro. Os estudantes devem escrever redação dissertativa, de uma a três páginas, e enviá-las para o email preservebpe@gmail.com. O regulamento já está disponível no blog www.preservebpe.blogspot.com.br.

“A intenção é incentivar os freqüentadores da biblioteca a perceber que o espaço também é deles. É dever nosso preservá-lo. A partir da defesa do patrimônio material, se conquista o respeito pelo valor cultural da biblioteca. Esperamos também atrair novos leitores”, explica odiretor de produção da BersatoSaturnino de Araújo.

Todos os trabalhos enviados passarão por avaliação de um júri composto pelo mestre em linguística e escritor André Cervinskis, pelo coordenador da Rede de Bibliotecas Comunitárias do Grande Recife, Gabriel Santana, e pelo poeta alagoano Ângelo Monteiro.

A campanha Preserve o que é seu! será inaugurada no diaprimeiro de outubro e acontecerá durante todo o mês. Com intuito de mobilizar os frequentadores e estudantes do entorno da biblioteca, serão distribuídos folders, cartazes, camisas e canecas ao público. O material aborda a necessidade de proteção da BCE e expõe o patrimônio como espaço de todos os cidadãos. No dia 30, encerramento da campanha, haverá divulgação dos três vencedores do concurso de redação, que receberão certificado, medalha e uma convidativa cesta de livros. Acontecerá, ainda, palestra sobre o valor da Biblioteca Pública.

OBRAS – De acordo com a Secretaria de Educação de Pernambuco, a reforma da BCE contempla a troca das divisórias de PVC por paredes com tecnologia drywall, troca da iluminação, climatização, reforma dos banheiros dos funcionários e também do público visitante. Foram adquiridas 116 novas estantes, estações de trabalho para os funcionários, mesas de estudo, mesas de reunião, equipamentos para conservações de livros. O investimento total é de R$ 3,1 milhões. Até dezembro será concluída a reforma do setor de obras de referência (material de concurso, vestibulares, dicionários), sala de leitura, praça de informação, setor de obras raras, e salas de processamento técnico (catalogação, etiquetação, e tombamento). As obras continuam em 2014 com a recuperação do mezanino e dos setores infanto-juvenil, coleção pernambucana, e hall de entrada. Também está prevista a construção de um anexo e a execução do paisagismo da biblioteca.