Ensaios de Blocos tradicionais ganham as ruas do Recife no mês de Janeiro

Ensaios de Blocos tradicionais ganham as ruas do Recife no mês de Janeiro

carnaval2

Amantes dos Blocos de Pau e Cordas têm encontro marcado todas as quintas-feiras no Pátio de São Pedro, até a semana pré-carnavalesca. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, está promovendo encontros semanais de um grupo de 31 agremiações, que irão participar dos Acertos de Marchas. A cada quinta-feira, até o dia 27 de fevereiro, quatro agremiações apresentam suas canções e preparam os foliões para o Carnaval 2014

Na estreia das prévias no bairro de São José, que ocorreu nesta quinta-feira (9), o Bonde Bloco Lírico abriu os festejos, cantando os antigos carnavais, seguido dos Seresteiros de Salgadinho e do Cordas e Retalhos. O assessor da Secretaria de Cultura do Recife, Zezo Cavalcanti, ressaltou as transformações que os ciclos culturais imprimem na cidade, já que a partir de agora o Recife volta a assumir a sua característica mais marcante, de que é a capital do frevo: “Existe essa necessidade constante de o povo se expressar, então a gente começa essa prévia no tempo em que a sociedade chama. Começamos em janeiro para que todo mundo possa chegar e as pessoas, mais antigas e mais novas, possam aprender as músicas e se sentir parte do que é o nosso Carnaval”.

O casal Manoel Francisco e Maria do Socorro, moradores de Abreu e Lima, era um dos mais empolgados com as canções. Enquanto curtiam o primeiro esquenta para a festa de momo, destacaram a riqueza da cultura local. “A gente vem todo ano brincar aqui no Centro do Recife. O Carnaval é divino, o frevo é maravilhoso. Não saio daqui por nada. Pernambuco tem tudo que o resto do mundo tem, mas o resto do mundo não tem o que Pernambuco tem, que é o nosso quadro cultural”, disse Manoel.

Já o presidente do bloco O Bonde, Cid Cavalcanti, satisfeito por terem participado da abertura dos acertos de marcha no Pátio de São Pedro, evidenciou a importância do bairro para o Carnaval do Recife. “Tenho certeza que essa prévia vai se tornar tradicional porque o frevo nasceu no bairro de São José, o centro histórico é muito importante pra nossa cultura. E tudo que a gente faz pela cidade se transforma em algo grandioso porque a gente vive intensamente a cidade”, comentou.

Os acertos de marcha dos blocos líricos acontecerão todas as quintas-feiras, a partir das 19h, no Pátio de São Pedro. Na próxima semana, no dia 16, será a vez das agremiações de pau e corda Flor do Capibaribe, Flor do Eucalipto, Folguedos e Utopia e Paixão.

foto02

Projeto Alegres Bandos – Encontro de Blocos, 3ª Edição (Claudionor Germano e Pedro Castro Produções | Recife/PE)

Idealizado pelo cantor Claudionor Germano e desenvolvido em parceria com o produtor Pedro Castro, com patrocínio da Empetur/Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura do Recife, o evento reverencia 13 blocos líricos carnavalescos, dando-lhes destaque antes mesmo do período carnavalesco. Cada um tem a oportunidade de apresentar seu repertório musical próprio, com flabelo e integrantes devidamente fantasiados, sempre com a participação da Orquestra de Beto do Bandolim tocando também clássicos do carnaval

Serviço:

Quando: 11 e 18 (sábados) e 19 (domingo) de janeiro
Que horas: 17h
Entrada: gratuito
Local: Pátio do Parque Dona Lindu
Duração da apresentação: 2h
Indicação: livre