Festival Recife de Teatro Nacional passa a ser de caráter bienal

Festival Recife de Teatro Nacional passa a ser de caráter bienal

O Festival Recife de Teatro Nacional (FRTN) não acontecerá no ano de 2014, isso porque agora será bienal. Segundo a Prefeitura do Recife, o evento só acontecerá  no segundo semestre de 2015. A intenção é alternar a iniciativa com o Festival Internacional de Dança do Recife, que terminou no último domingo e cuja próxima edição ocorrerá somente em 2016.
74601_20131130150229
Embora a decisão seja a maior mudança estrutural desde que o festival foi criado, há 17 anos, o Executivo Municipal emitiu comunicado à imprensa no qual justifica a escolha. “A decisão foi tomada pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife no intuito de possibilitar um planejamento adequado a estas iniciativas, uma vez que a gestão reconhece o importante papel que estas ações cumprem na formação dos realizadores das artes cênicas, no intercâmbio entre diferentes expressões artísticas e ainda na formação de plateia. Contudo, são também Festivais que requerem volumes maiores de recursos da pasta e que precisam ser ajustados às demandas dos respectivos segmentos, garantindo investimento significativo para a produção do Teatro e da Dança na capital pernambucana”.
image
Além da diminuição no número de festivais de teatro e dança, a Secretaria de Cultura anunciou a volta do Prêmio de Fomento às Artes Cênicas 2014/2015, que não acontecia há quatro anos. O edital deverá ser lançado até dezembro e contempla o teatro, a dança e o circo.