Conheça os homenageados do Carnaval do Recife

O Carnaval de 2011 do Recife terá como homenageados: a artista plástica Tereza Costa Rêgo e o maestro José Ursicino da Silva, mais conhecido como maestro Duda. conheça um pouco sobre a historias desses baluartes da cultura Pernambucana:

Maestro Duda ou mestre Duda, o José Ursicino da Silva, nasceu em Goiana interior de Pernambuco, em 23 de dezembro de 1935. Aos oito anos começou a estudar música, aos dez já era integrante da banda Saboeira e logo escrevia sua primeira composição, o frevo Furacão. A carreira é repleta de sucessos e de grandes parcerias: Para o teatro músicou, “Um Americano no Recife” como direção de Graça Melo e outras peças dirigidas por Lúcio Mauro e Wilson Valença. Foi chefe do departamento de música da TV Jornal do Commercio e depois contratado da TV Bandeirantes em São Paulo. Compositor de choros gravados por Severino Araújo e Oscar Miliani, sambas gravados por Jamelão, músicas para Quinteto de Sopros e Quinteto de Metais, banda e orquestra, recebeu o prêmio de melhor arranjo de música popular brasileira em 1980, em concurso promovido pela Globo, Shell e Associação Brasileira de Produtores de Discos.

Tereza Costa Rêgo nasceu no Recife e começou a pintar ainda criança. Ingressou na Escola de Belas Artes, no curso de pintura, aos 15 anos. Expôs pela primeira vez no Museu do Estado de Pernambuco, obtendo o primeiro prêmio de viagem concedido pela Universidade Federal de Pernambuco. Participou de vários Salões do Museu e da Sociedade de Arte Moderna do Recife, sendo premiada três vezes. Mostrou seu trabalho em diversas coletivas até o ano de 1964 e no sul, quando mudou-se para São Paulo. Em 1972, deixou o Brasil, viajando pela América Latina, Europa e Oriente, onde freqüentou museus, ateliês de gravura e pintura. Também expôs em mostras individuais, assinando com o nome de Joanna. Retornou ao Recife em 1979, depois da anistia. Foi nesse período que voltou a assinar como Tereza Costa Rêgo.