IV Festival Brasil Stop Motion

IV Festival Brasil Stop Motion

stop-motion

Com 56 filmes de 19 países, o IV Festival Brasil Stop Motion abre sua programação do dia 25 (terça-feira) até o dia 29 (sábado), no Cinema São Luiz. A estreia do evento, que conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, terá uma mostra especial para o homenageado da edição, o animador inglês Tim Allen. Serão exibidos os curtas O Piano Mágico (The Magic Piano, 2011), na qual Allen participou como supervisor de animação, e o vencedor do Oscar Pedro e O Lobo (Peter and The Wolf, 2006), no qual ele trabalhou como animador sênior.

A partir do dia 26, começa a mostra competitiva, que fica em cartaz até o dia 29, quando ocorre a mostra infantil. De terça a sexta, o horário das sessões é 19h30, e no sábado, 17h. O Festival também aposta na acessibilidade, promovendo sua mostra com audiodescrição para cegos, na sexta (28), na Fundação Joaquim Nabuco, às 10h30. Pelo primeiro ano, acontece a oficina de stop motion Animalibras, direcionada para pessoas com deficiência auditiva, nos dias 27 e 28 de novembro, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). As inscrições estão abertas pelo site www.brasilstopmotion.com.br.

A programação ainda conta, na Unicap, com outras três oficinas de stop motion – todas com vagas esgotadas – ministradas por Tim Allen, pelos animadores poloneses do estúdio Se-Ma-For Szymon Wolski e Paulina Zacharek, e pelo designer e ilustrador Maurício Nunes, esta última direcionada para crianças. Tim participa de master class, no dia 26 de novembro, das 14h às 17h, na qual falará sobre seu processo criativo e sobre sua experiência em stop motion.

Mostra competitiva

A mostra competitiva apresentará 45 filmes, dentre produções nacionais e de países como França, Japão, Croácia, Alemanha, Israel, Estônia, Estados Unidos, Colômbia, Holanda, Coreia do Sul, Inglaterra, Dinamarca, Suíça, Ucrânia, Eslovênia, Canadá, Argentina, Itália. Este ano, o festival recebeu um total de 260 filmes, vindos de 45 países. Além de Tim Allen, compõem o júri o jornalista Sérgio Rizzo e a diretora de programação do Festival de Filmes Se-Ma-For Agnieszka Kowalewska-Skowron.

O Brasil se destaca com 10 curtas selecionados, sendo um de Pernambuco, o Dia de Macarronada, dirigido por Janaina Calazans e Fernanda Regueira. “O stop motion é uma categoria que está crescendo, e Pernambuco é um celeiro de cinema”, afirma Janaína. “O Festival é uma oportunidade de revelar talentos”, pontua. Também competem na mostra os brasileiros Fluxos, de Diego Akel (Ceará); Fuga Animada, de Augusto Bicalho Roque (São Paulo); Super Plunf, de Camila Kauling e Henrique Luiz Pereira Oliveira (Santa Catarina); e Los Rosales, de Daniel Ferreira (Minas Gerais).

“Estamos muito satisfeitos com a quantidade e, principalmente, com a qualidade dos filmes recebidos este ano. Foi difícil deixar de fora alguns filmes na hora de montar a programação, de acordo que dispomos para a mostra. O nível das produções enviadas foi altíssimo”, destaca Ana Farache, diretora e idealizadora do Festival.

Master class e oficinas

Tim Allen ainda ministrará uma master class no Recife, no dia 26 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.brasilstopmotion.com.br. A aula acontece no Auditório G1, no 1º andar do Bloco G da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), das 14h às 17h. O animador falará para 120 pessoas sobre seu processo criativo e sua experiência em animações stop motion. Os participantes poderão contar com tradução simultânea.

Além da master class, serão realizadas três oficinas, todas com vagas esgotadas. Tim Allen ministra uma oficina de 26 (quarta-feira) a 28 (sexta) de novembro, das 9h às 12h, no Estúdio de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O enfoque é a performance do personagem no desenvolvimento de uma história. Serão realizados exercícios com foco na linguagem corporal, sincronia labial e expressões faciais. Os participantes terão a oportunidade de aplicar técnicas utilizadas na indústria profissional de animação com o objetivo de aprender ou enriquecer seus conhecimentos em como dar vida aos bonecos. Serão 12 participantes. É requisito ter mais de 18 anos, experiência em animação em stop motion e compreensão da língua inglesa.

Os poloneses Szymon Wolski e Paulina Zacharek, do estúdio Se-Ma-For, ministrarão para 15 pessoas uma oficina sobre “Técnicas de Animação em Stop Motion”. Serão realizados exercícios de sequências com o foco principal na utilização e manuseio de bonecos. As aulas ocorrem nos dias 27 (quinta) e 28 (sexta), também no Estúdio de Fotografia da Unicap, das 14h às 17h. É preciso ter mais de 18 anos.

O ilustrador, designer e animador em 2D e stop motion Maurício Nunes falará para crianças com idade entre 10 e 15 anos sobre a técnica de animação. A ideia é exercitar a manipulação de objetos e massinha, além de estimular a expressão autoral a partir da animação. São 15 vagas. As aulas ocorrem nos dias 27 (quinta) e 28 (sexta) de novembro na sala 504 da Unicap, das 14h às 17h. Formado em Design pela UFPE, Maurício trabalhou como professor de animação em 2D, experimental e stop motion na Faculdade AESO Barros Melo entre 2009 e 2010. Ele também faz parte da equipe de professores das oficinas de animação do projeto Cine SESI Cultural, desde 2009.

Confira a programação clicando AQUI.