Marcelo Jeneci, Lira e DJ Dolores se apresentarão no Festival Porto Musical 2015

Marcelo Jeneci, Lira e DJ Dolores se apresentarão no Festival Porto Musical 2015

O Festival Porto Musical, realizado desde 2005 para apresentar e debater as tendências do mercado da área nos cenários nacional e internacional, traz como atrações esse ano Marcelo Jeneci, Lira e DJ Dolores. As apresentações serão de 4 a 7 de fevereiro, uma semana antes do Carnaval, na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, área central da capital pernambucana. Voltado principalmente para profissionais da música, o evento também terá seminários, speed-meetings e mesas-redondas no Cine Teatro Apolo-Hermilo e na Torre Malakoff. A programação foi anunciada nesta segunda-feira (12).

festival

Entre os artistas que subirão ao palco no primeiro dia, está Jeneci, integrante do que hoje é chamado “nova MPB”. Além dele, Anelis Assumpção, filha mais velha de Itamar Assumpção, ícone da chamada vanguarda paulistana dos anos 1980, que flerta com o dub, reggae e afrobeat; DJ Dolores, um dos expoentes da música eletrônica brasileira, revelado na eclosão do manguebeat dos anos 1990; o argentino El hijo de la cumbia, que mixa o ritmo africano a estilos como o hip hop, reggae, dub e drum & bass; entre outros.

No dia 5, os destaques são Mungo’s Hi Fi, pioneiros do soundsystem, e Sistema Criolina, projeto que viaja por temas estéreo-espaciais, tecno-boêmicos e eletro-românticos. O grupo Samba de Coco Irmãs Lopes, precursor do coco de Arcoverde, no Sertão, e o Analog Africa, que traz a música africana e sulamericana dos anos 70 e 80, são algumas atrações do dia seguinte. No dia 7, Saracotia passeia pelos universos do choro, jazz, samba e frevo; O Terno toca rock’n’roll de São Paulo; e Just Now abre fronteiras com a fusão da cultura caribenha tradicional e ritmos do undergound britânico.

Além da programação de showcases, o festival traz workshops para os interessados no mercado musical, como dicas para realizar turnês na Europa e nos Estados Unidos, negócios no setor e como promover o seu som fora do País. Ainda há conferências e mesas redondas de música de guerrilha, circulação na América Latina e economia criativa, entre outras. A programação completa está disponível no site: http://www.portomusical.com.br. As inscrições também são feitas pela página e custam R$ 180.