02 a 18 de Junho: Artistas fazem programação especial em prol do Espaço “O Poste”

02 a 18 de Junho: Artistas fazem programação especial em prol do Espaço “O Poste”

Atrações diversas vão passar pelo palco em um mês iluminado

O mês promete ser agitado no “Espaço O Poste Soluções Luminosas”, no bairro da Boa Vista, no Recife. Entre os dias 2 e 18 de junho atrações diversas vão passar pelo teatro que é símbolo de resistência cultural em Pernambuco. Espetáculos consagrados pelo grupo, leituras dramatizadas, solos de humor, peças de comédia rasgada e textos poéticos.

São artistas com perfis diferentes, que sabendo de algumas dificuldades do grupo para a manutenção do espaço decidiram se unir.

“A ideia surgiu de uma forma espontânea por parte dos artistas que estão na programação e que souberam que o Espaço O Poste está passando por dificuldades e resolveram fazer uma campanha. O primeiro grupo a nos procurar foi o Grupo de Vitoria de Santo Antão e fez a proposta de se apresentar e doar o cache para o espaço. Achamos isso muito digno. Depois veio Junior Barros e quando vimos vários outros artistas vieram propor.” , conta o diretor do grupo Samuel Santos.

O espaço é tido como palco democrático e por ali oficinas, ensaios e montagens já tiveram muitos aplausos, mesmo sem iniciativa pública. O grupo é hoje exemplo para muitos, pela história que vem construindo tanto no campo artístico quanto em ações.

“Esperamos o melhor, o positivo, iluminação da arte, dos artistas para com o Espaço O Poste e o público . A programação está bem diversificada. Temos atrações nas áreas de formação, pesquisa, espetáculos e leituras dramatizadas. Na área de formação a apresentação da pesquisa o Corpo Ancestral Dentro da Cena Contemporâneo pelo O Poste, em formação apresentação dos alunos de Agrinez Melo, em  leitura teremos Renata Phaelante e Zanel Reys, com “O Santo Inquérito” de Dias Gomes   e o Grupo Dispersos de Teatro com  “Severinos, Virgulinos e Vitalinos”  de Samuel Santos .” ressalta.

O público vai rir com o solo “Na Intimidade”, com Vagiene Cokeluche,  um show de humor feito exclusivamente para o Poste pelo humorista Júnior Barros e conferir o trabalho da Cia. Experimental de Teatro de Vitória, com a peça “O Peso da Carne”. A atriz Naná Sódre também entrará em cena com o espetáculo “A Receita” e a beleza das canções da era do rádio e histórias do passado serão apresentadas em “O Velho Diário da Insônia”, com o ator Alessandro Moura. Muito humor e diversão com o espetáculo “Deu Com a Pleura”,  da Aratu produções.

Para o público Samuel Santos faz o convite: “Participe do nosso “Mês Iluminado” e colabore com a manutenção do Espaço Cultural O Poste Soluções Luminosas. O Poste é seu!”

O Poste

O grupo O Poste Soluções Luminosas criou seu espaço cultural alternativo pela necessidade de realizar suas pesquisas, treinamento, formação e apresentação dos seus espetáculos e também de oferecer a cidade mais uma alternativa de espaço para outros grupos.

 O elenco de O POSTE SOLUÇÕES LUMINOSAS e o seu Espaço vem trabalhando para um bem comum, construindo um espaço que contemple todos, sem distinção e que trabalha diariamente para manter viva a chama de um local de compartilhamento para as Artes Cênicas.

O grupo

O grupo O Poste Soluções Luminosas surgiu no ano de 2004 como grupo de Iluminação Cênica e durante a sua trajetória assessorou tecnicamente companhias e grupos, desenvolveu atividades em vários espetáculos e ministrou cursos em várias instituições. No ano de 2009 com a montagem do espetáculo Cordel do Amor sem Fim, de Claudia Barral, o grupo ampliou seu campo de atuação, tornou-se também um grupo de produção artística onde as pesquisas teatrais calcadas no resgate antropológico aliado ao teatro físico passaram a nortear as ações dos seus componentes.

 Já com esse perfil o grupo vem há cinco anos, em uma atividade de pesquisa na matriz africana e essa como base de uma ancestralidade corporal e vocal pelo viés artístico teatral, traçando um paralelo entre as incorporações dos Orixás nos terreiros de Candomblé e Umbanda, procurando aproximar essa investigação aos processos de Michael Chekhov, Vsevolod Meyerhold, Eugenio Barba e Jerzy Grotowski. A Dança dos Ventos, a Antropologia Teatral, a Biomecânica, a irradiação, as entidades xamânicas e o imaginário dos Orixás fazem parte do processo na construção e reconstrução dos nossos trabalhos.

 Com o espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim” o grupo cumpriu temporadas no Recife e participou dos principais festivais internacionais e nacionais de teatro do Brasil.

Em 2014 o grupo estreia com a Lei de incentivo as Artes Cênicas de Pernambuco o espetáculo “Anjo Negro” de Nelson Rodrigues, participa do 20 Festival Internacional Janeiro de Grandes Espetáculos e as atrizes Naná Sodré e Agrinez Melo ganham juntas os prêmios de melhores atrizes coadjuvantes de 2014.

Após a temporada do espetáculo “Anjo Negro” o grupo inaugura o seu espaço cultural na capital pernambucana O Espaço O Poste.

 O grupo em novembro de 2014 cumpriu a temporada do espetáculo “Ombela” texto escrito pelo angolano Manuel Ruy e ganhador do Prêmio Myriam Muniz 2012 na categoria Montagem de Espetáculos. O espetáculo participou do 21 Festival Janeiro de Grandes Espetáculos 2015 e foi ganhador do Prêmio Especial pela Pesquisa em Matriz Africana.

 Na preparação de sua formação continuada em prol da sua pesquisa corporal o grupo participou na pessoa do seu diretor Samuel do encontro “A Arte Secreta do Ator 2012 – Brasil” com Eugênio Barba e Julia Varley em DF e todo o grupo vivenciou a oficina “Dentro da Maneira do Ator”- com Lina Della Rocca(Teatro Ridotto-Itália) também em 2012; Em 2013 – Oficina “A Ponte dos Ventos com Iben Nagel Rasmussen e Tatiana Cardoso”, Oficina de Biomecânica com o prof. Doutor Érico José e na pessoa da atriz Naná Sodré participou do VI Masters-in-Residence com EUGENIO BARBA e JULIA VARLEY-EDIÇÃO COMEMORATIVA – O Diálogo das Técnicas ainda em 2013.

E nessa residência a partir do material apresentado pela atriz Naná Sodré foi construído o solo intitulado “A Receita”.

Programação “Mês Iluminado”

02- 06

Apresentação da 2 Gira de Diálogo dentro do projeto O corpo Ancestral Dentro da Cena contemporânea

Horas: 20:00

Entrada Franca

03- 06

“Na Intimidade”,  com Vagiene Cokeluche

Performance com Jr. Barros

Um show de humor feito exclusivamente para o Poste pelo humorista Júnior Barros  . Humor, musicas, historia que você vai rir e chorar, cantar e sorrir e uma interação jamais vista.

Horas: 20:00

Valor: 20.00

04- 06

Espetáculo Peso da Carne

Uma casa com quatro irmãos.
Após a morte dos pais, dois deles escravizados por não ter o mesmo sangue.Começa um embate sobre o direito de ser dono de si mesmo ou de se pertencer a alguém.

Diante de um jogo de questionamentos e humilhações, os irmãos de sangue intimidam e pressionam os outros dois a abdicarem de suas liberdades e serem seus servos no contexto de que “TUDO QUE EXISTE TEM O SEU DONO”.

 Trava-se uma luta por liberdade e o até que ponto nós somos donos de nossas vidas e da vida do outro que julgamos ser “nosso”?!?

Espetáculo Teatral da Cia Experimental de Teatro (Vitória). Direção de César Leão.

Que horas: 20:00h

Valor:

05- 06

A Receita

A todas as mulheres do mundo! Grita com o corpo a atriz carioca Naná Sodré, nesta obra tragicômica que descreve um universo de uma mulher  num processo de libertação.

Num acerto de contas, a anônima confessa como  passou a maior parte do tempo temperando suas ilusões com sal, alho e coentro com cebolinha… até mesmo em momentos desatinados.

O espetáculo funciona como um refletor que revela as situações vividas no ambiente domiciliar/social de várias mulheres pelo mundo a fora!

Com direção e texto de Samuel Santos

Que horas: 19:00h

Valor: 20.00

09- 06

Finalização do curso de formação/ Iniciação ao Teatro Antropológico- A procura DoEU

Performance teatral que consiste em personagens criados a partir do trabalho realizado no Teatro Antropológico. A partir da frase “A procura de que…” surgiram personagens mitológicos, religiosos e profanos. Um universo real e mágico.

 É um resultado do curso de iniciação ao Teatro Antropológico. Com Álcio Lins, Aline Gomes, Maria Belo, Luiz Sebastião, Gabirela Fregapane, Darlly Ravanelly, Mariana Lucena, Romulo Moraes, Erica Simona.

Horas: 20:00

Valor: 10.00

10- 06

Severinos, Virgulinos e Vitalinos.

Saga de dois filhos de artistas. Um, é filho de palhaço, e o outro, de uma atriz mambembe. Os dois partem para os confins do sertão na busca dos seus pais e acabam deparando-se com a morte (Severina), a violência (Virgulino) e, por fim, ao sonho (Vitalino) tecido diante da loucura e da “desrazão” de dois artistas forjados na prima da arte.

O texto traça simbolicamente a realidade do homem e sua arte nos caminhos e nas veredas do tempo e da vida.

Texto: Samuel Santos. Direção: Álcio Lins. Trilha sonora ao vivo: Víctor Chitunda. Elenco: Álcio Lins, Duda Martins e Lívia Lins.

Que horas: 19:30

Valor: 20,00

11- 06

O Peso da Carne

Uma casa com quatro irmãos.

Após a morte dos pais, dois deles escravizados por não ter o mesmo sangue. Começa um embate sobre o direito de ser dono de si mesmo ou de se pertencer a alguém.

Diante de um jogo de questionamentos e humilhações, os irmãos de sangue intimidam e pressionam os outros dois a abdicarem de suas liberdades e serem seus servos no contexto de que “TUDO QUE EXISTE TEM O SEU DONO”.

Trava-se uma luta por liberdade e o até que ponto nós somos donos de nossas vidas e da vida do outro que julgamos ser “nosso”?!? Espetáculo Teatral da Cia Experimental de Teatro (Vitória). Direção de César Leão.

Horas: 20h

Valor: 20,00

12- 06

O Velho Diário da Insônia

O espetáculo, que tem texto, encenação e atuação de Alessando Moura, leva ao público um monólogo com poesias e canções, contando histórias vividas na infância.

 A montagem é feita a partir de lembranças contidas em um diário, remontando uma noite de insônia de um homem à beira da loucura.

A reflexão é sobre o tempo, a saudade e o arrependimento. Supervisão artística de Marcia Cruz.

Horas: 20:00

Valor: 20,00

16- 06

 Leitura Dramatizada- O Santo Inquérito

Texto de Dias Gomes

Direção Renata Phaelante

Elenco:Tiago Gondim, André Lombardi, Silvio Pinto, Renata Phaelante, Zanel Reis, Carlos Pinto, Eduardo Japiassu e José Barbosa

Conta a história da jovem Branca, condenada pelo tribunal do “santo inquérito”. Sua maior heresia era crer que Deus está na Vida, na Natureza, no prazer, na Luz. Tendo sido assassinada, queimada viva, numa fogueira. Ela morava no interior da Paraíba, estado do nordeste brasileiro, na época de 1750.

Vivia num sítio, no Engenho Velho – que era afastado da cidade – junto com seu pai, Simão Dias, a mãe era falecida. Moça alfabetizada, lia poesias, a bíblia, assim como, escritos filosóficos. Era noiva de Augusto Coutinho, jovem que estudou na Europa, cristão, de boa família.

Horas:20h

Valor: 20,00

17- 06

A Receita

A-receita

A todas as mulheres do mundo! Grita com o corpo a atriz carioca Naná Sodré, nesta obra tragicômica que descreve um universo de uma mulher  num processo de libertação.

Num acerto de contas, a anônima confessa como  passou a maior parte do tempo temperando suas ilusões com sal, alho e coentro com cebolinha… até mesmo em momentos desatinados.

O espetáculo funciona como um refletor que revela as situações vividas no ambiente domiciliar/social de várias mulheres pelo mundo a fora!

Com direção e texto de Samuel Santos

Que horas: 19:00h

Valor: 20.00

18- 06

Espetáculo: Deu com a Pleura

deu-com-a-pleura-1

Deu Com a Pleura é um resgate da “matutice” que habita as grandes cidades. Na montagem, Deocrécio Gogó de Ganso, Tico Cachacinha e Deco Chupa Prego se reúnem no Bar do Seu Nado para colocar as conversas em dia, revelando o contraste entre a modernidade da capital e a simplicidade do interior.

Entre um copo e outro, os amigos começam a satirizar os costumes de quem vive na cidade grande. No bom e velho “nordestinês”, eles compartilham situações hilariantes, ao som de canções do universo boêmio.

O elenco é formado por Eduardo Gomes, Benedito Serafim, Alessandro Moura e Talles Ribeiro. A supervisão artística é assinada por Fábio Calamy.

Horas: 20:00

Valor: 20,00

– Encerramento fechação

Com música, poesia e performances

Após o espetáculo Deu com a Pleura

o-poste