Alceu Valença no Carnaval. Confira a agenda do cantor para o período da Folia de Momo!

Alceu Valença no Carnaval. Confira a agenda do cantor para o período da Folia de Momo!

ALCEU VALENÇA comanda o carnavalença 2018 com um show repleto de frevos, maracatus e cirandas, gêneros que fazem da folia pernambucana o maior carnaval de rua do país. Além de Recife e Olinda, leva sua festa a São Paulo e João Pessoa.

Para aquecer as turbinas, o cantor pilota seu bloco Bicho Maluco Beleza neste sábado, 3 de fevereiro, pelas ruas de São Paulo. O evento, com expectativa de público de 50 mil foliões, reúne atrações como Monobloco, Baiana System e Orquestra Voadora, além da estreia do bloco Frevo Mulher, de Elba Ramalho, e uma roda de ciranda comandada por Lia de Itamaracá. A “maior ciranda do mundo” vai girar ao redor do monumento dos Bandeirantes.

Na quarta (dia 7), Alceu estará a frente do Muriçocas do Miramar, em João Pessoa. Durante os dias de folia, é presença certa na abertura do carnaval de Olinda (quinta, dia 8). Na sequencia, parte para a Queirogada, que este ano acontece no Cais Santa Rita, em Recife, onde será homenageado.

Na sexta (9), participa da homenagem a J. Michiles e Nena Queiroga, na abertura do carnaval do Recife, no Marco Zero. Sábado (10), canta no Carvalheira na Ladeira e em Itamaracá. Leva seu show a Bezerros no domingo (11) e na segunda estará no polo do Alto José do Pinho. Na terça (13), faz o apoteótico encerramento do carnaval do Recife no Marco Zero.

No repertório, os clássicos do frevo que todo mundo quer ouvir: “Bicho Maluco Beleza”, “Me Segura Que Senão Eu Caio”, “Beijando a Flora”, “Pirata José”, “Bom Demais”, “Vampira”, “Diabo Louro”, além de “Voltei Recife”, “Madeira do Rosarinho” e “Hino do Elefante”.

E se os grandes sucessos da carreira não podem ficar de fora, “Tropicana” assume sua porção frevo, “Anunciação” acentua a influência do afoxé, “Belle de Jour” adquire contornos de ciranda. Gêneros foliões que dividem espaço com o frevo na festa pernambucana marcam presença em “Maracatu” e no módulo cirandeiro, com “Ciranda da Rosa Vermelha”, “Ciranda da Traição” e “Ciranda da Rosa Vermelha”.

Alceu comenta sua relação com o carnaval: “Só comecei mesmo a cantar frevo nos anos 80, incentivado pelo meu parceiro Carlos Fernando. Fizemos vários frevos para o projeto “Asas da América”, onde eu cantava músicas como “Homem da Meia Noite” e “Voltei Recife”. Aprendi a lição de Jackson do Pandeiro, que dizia: para cantar frevo, tem que ter queixada!” (risos).

Há alguns anos, Alceu gravou o DVD “Ao Vivo no Marco Zero”, em que promoveu um verdadeiro carnaval fora de época no centro do Recife: “O carnaval exerceu um grande impacto sobre mim logo que me mudei ainda menino para Recife. Lá eu conheci o maestro Nelson Ferreira, um dos maiores compositores do frevo, que era nosso vizinho. Ficava fascinado com os blocos de frevo e maracatu, um universo que se apresentava além das coisas que eu conhecia do sertão” – diz o cantor.

Chegou a hora de cantar o refrão mais típico do carnaval do Recife: “frevooooo!”.

 

ALCEU VALENÇA – AGENDA:

 

Sábado, 06/02 – Bicho Maluco Beleza – São Paulo

 Quarta, 07/02 – Muriçocas do Miramar – João Pessoa

Quinta, 08/02 – Abertura do carnaval de Olinda Homenagem na Queirogada

 Sexta, 09/02 – Abertura do carnaval do Recife (participação)

 Sábado, 10/02 – Carvalheira na Ladeira Itamaracá

 Domingo, 11/02 – Bezerros

 Segunda, 12/02 – Alto José do Pinho

 Terça, 13/02 – Marco Zero