De 20 a 22/05: Coletivo CineRuaPE promove oficina de curadoria cinematográfica ministrada pela professora, pesquisadora e curadora Amaranta César.

De 20 a 22/05: Coletivo CineRuaPE promove oficina de curadoria cinematográfica ministrada pela professora, pesquisadora e curadora Amaranta César.
Voltado para profissionais do audiovisual, atividade será ministrada pela professora, pesquisadora e curadora Amaranta César entre os dias 20 a 22 de maio no Inciti; inscrições seguem até o dia 17 de maio
O Coletivo CineRuaPE que tem a proposta de reunir esforços, promover atividades e discutir estratégias de continuidade, sustentabilidade e a conscientização da importância de preservação dos cinemas de rua promove entre dos dias 8 a 12 de abril a oficina Curadoria e Programação em Cinema: reflexões teóricas e práxis crítica com Amaranta César. A atividade acontece no INCITI e as inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de maio através do formulário https://forms.gle/pCWkBYWdcW2sjdaA6.
A oficina dedica-se, em primeiro lugar, a apresentar pressupostos teóricos sobre curadoria em cinema, através do entendimento desta atividade como uma práxis crítica. A partir da construção dessa base especulativa-conceitual, a intenção, em segundo lugar, é fomentar uma reflexão a partir da análise de experiências de curadoria e programação em cinema, abordando alguns impasses na relação com as obras e com o desejo de promover os contextos de recepção e circulação nas quais elas estão inseridas.
Finalmente, pretende-se debater sobre o modo como a atividade de curadoria e programação pode responder com uma ação, no próprio cinema, à interpelação política dos filmes e às urgências do presente. Diante da emergência de práticas cinematográficas que dão formas às lutas de minorias e movimentos sociais diversos por visibilidade e justiça, busca-se refletir e experimentar modos engajados de atuação curatorial.
Sobre Amaranta César
Amaranta César é Professora adjunta de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui graduação em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1998), mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2002), doutorado em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle (2008) e Pós-doutorado na New York University.
Foi curadora e organizadora da Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona (Ano da França no Brasil, 2009). Idealizou e coordena o Cachoeiradoc – Festival de Documentários de Cachoeira (BA). Coordena o Grupo de Estudos e Práticas em Documentário.
Coletivo CineRuaPE – Fundado em novembro de 2015, durante a programação do VIII Janela Internacional de Cinema, o coletivo #CineRuaPE tem o intuito de reunir esforços, promover atividades e discutir estratégias de continuidade, sustentabilidade e a conscientização da importância de preservação dos cinemas de rua restantes a fim de propor a criação de um circuito independente de salas de cinema de rua.
SERVIÇO:
Oficina e Curadoria e Programação em Cinema: reflexões teóricas e práxis crítica com Amaranta César
20 a 22 de maio
INCITI: Rua do Bom Jesus, nº 147 – Recife Antigo
Valores: R$ 200 | R$ 180 cota social
*Cota Social: negrxs, índixs, pessoa com deficiência, estudantes de escola pública e de baixa renda.
Assessoria de Imprensa:
Priscila Urpia
(81) 98840 9930 / (81) 99617 6008
Coletivo Cine Rua / PE  
Kate Saraiva
Priscila Urpia
Karuna de Paula
Rose Lima
Manoela Scortegagna
Simone Jubert