Takorama Festival com animações infantis online e gratuito até o dia 28/10

Takorama Festival com animações infantis online e gratuito até o dia 28/10

Filmes fazem parte do Takorama Brasil – Festival Internacional de Cinema. Entre os destaques da programação está “O Macaco Homem”, que conta a história de um macaco que luta contra o desmatamento da floresta amazônica.

Curtas metragens do calibre de Meu Estranho Avô”, da diretora Dina Velikovskaya (Rússia), “O Emprego”, de Santiago Bou Grasso (Argentina) e “O Complexo do Porco-espinho”, de LISAA (França), são algumas das animações que poderão ser assistidas gratuitamente de casa, durante o final de semana. As exibições fazem parte do Takorama Brasil – Festival Internacional de Cinema, que segue com uma programação inédita até o dia 28 de outubro. Os filmes que costumam ser sucesso entre as crianças, também poderão ser vistos pelos adultos, que são fãs desse tipo de produção, através do site:  www.takorama.com.br.


O objetivo do festival é levar o cinema para as casas das pessoas durante esse momento de isolamento e também conectar a sétima arte com a educação, os pais e professores, permitindo que as crianças e os jovens descubram novos filmes, novas histórias e novos universos visuais.

“Além da educação cinematográfica e artística, o festival permite que as animações sejam não só apenas uma ferramenta de entretenimento, mas também uma ferramenta de comunicação, uma vez que o festival também permite que as crianças, jovens, pais e professores participem do festival de forma interativa, colaborando com a votação das melhores exibições.” comenta Liana Vila Nova, Diretora da Associação Internacional Films pour Enfants, na America Latina.

Além disso, a plataforma do festival oferece um material pedagógico para cada filme a serviço das famílias e educadores, que podem questionar os filmes e desenvolver atividades educativas junto com as crianças. Os professores podem participar do festival com sua turma e incluir uma experiência lúdica e inovadora nas atividades escolares.

Entre os curtas, estão “O Edifício”, de Tomoyoshi Joko (Japão, 2018), que aborda o tema de respeitar as diferenças e a conviver com respeito a partir da história de um grande edifício que salva pequenas casas de uma inundação. “Olá”, de Julio Cesar Velazquez (Argentina, 2014), que apresenta adoráveis personagens em formas geométricas aprendendo a se conhecer e o “O Melhor Brinquedo”, de Gabriel Lin (EUA, 2014), que traz uma corrida, perdida de antemão, onde um menino tentará transformar o seu brinquedo para fazer com que pareça o mais tecnológico dos brinquedos.



A programação de filmes que trazem abordagens sobre tolerância, empatia, amizade, ecologia e cidadania, também conta com títulos como, “O Tubarão do Aquário”, de Ashley Farlow (EUA, 2014), que conta a história de um pobre tubarão em seu aquário pequeno. “O Complexo do Porco-espinho”, de LISAA (França, 2013), que traz uma história para refletir sobre o bullying, o sentimento de rejeição, falta de autoconfiança e as tribulações de uma jovem ouriço, “Você Parece Assustador”, de Xiya Lan (EUA, 2016) , que mostra à tona emoções comuns para as crianças, como por exemplo rir de medo do dentista.

Entre os mais vistos pela faixa etária de 9, 10 e 11 anos, estão “Iguais”, de D.M.Lara & R.C.Mendez (Espanha, 2016), que em uma sociedade conformista e uniforme, um pai tenta colocar o seu filho no caminho certo e leva a questionar se é mesmo o melhor caminho. “O Cão Só”, de Mike A. Smith (EUA, 2014) faz uma homenagem aos desenhos animados dos anos 1940 sobre o sonho de um cachorro em sair de casa e “Meu Estranho Avô”, de Dina Velikovskaya (Rússia, 2011), que exibe uma amizade entre uma menina e o seu avô excêntrico. 



Outros títulos que podem ser acessados são “Vagamundo”, de Pedro Ivo Carvalho (Dinamarca, 2014), que retrata a história de um jovem que para salvar o seu cachorro, embarca em uma busca frenética em um mundo distópico, “Aparência e Realidade”, de E.Rogova & Z. Pavlenho (EUA, 2014) que conta uma pequena história sobre os sentimentos que mostramos ou escondemos e “Antípoda”, de Frodo Kuipers (Bélgica, 2001), onde tudo vai bem no melhor dos mundos possíveis, até o dia em que, do outro lado do espelho, chega um novo habitante e vira o tudo de cabeça para baixo.

Outros três filmes recomendados são “O Macaco Homem”, de J.Tereso & F.Maldonado (Argentina, 2012), que conta história de um macaco muito inteligente, lutando contra o desmatamento da floresta amazônica, “O Emprego”, de Santiago Bou Grasso (Argentina, 2008) que traz uma sátira com homens alienados e reduzidos a mero objetos e “Sr. COK”, de Franck Dion (França, 2014) que em busca de eficiência e lucro, o Sr. Cok fabrica bombas e decide substituir seus trabalhadores por robôs.






PROGRAMAÇÃO

 

O Edifício, de Tomoyoshi Joko (Japão, 2018)

Olá, de Julio Cesar Velazquez (Argentina, 2014)

O Melhor Brinquedo, de Gabriel Lin (EUA, 2014)

O Tubarão do Aquário, de Ashley Farlow (EUA, 2014)

O Complexo do Porco-espinho, de LISAA (França, 2013)

Você Parece Assustador, de Xiya Lan (EUA, 2016)

Iguais, de D.M.Lara & R.C.Mendez (Espanha, 2016)

O Cão Só, de Mike A. Smith (EUA, 2014)

Meu Estranho Avô, de Dina Velikovskaya (Rússia, 2011)

Vagamundo, de Pedro Ivo Carvalho (Dinamarca, 2014)

Aparência e Realidade, de E.Rogova & Z. Pavlenho (EUA, 2014)

O Macaco Homem, de J.Tereso & F.Maldonado (Argentina, 2012)

O Emprego, de Santiago Bou Grasso (Argentina, 2008)

Sr. COK, de Franck Dion (França, 2014)





SERVIÇO

Takorama Brasil – Festival Internacional de Cinema

Acesso gratuito e ilimitado pelo site www.takorama.com.br
Pré-cadastro pelo site a partir do dia 30 de agosto
Contato para informações: (81) 9 9263.1616 e e-mail: takoramabr@gmail.com
Classificação indicativa: 3 à 17 anos

 

LINK COM FILMES: http://www.takorama.org/ 

 

Acompanhe o Takorama nas redes sociais

Instagram: @takoramabr
Facebook: @takorama.br
Canal Youtube: Takorama Festival de Cinema