BANDA COSMO GRÃO LANÇA DISCO QUE É REFÚGIO E CATARSE EM TEMPOS DE PANDEMIA

BANDA COSMO GRÃO LANÇA DISCO QUE É REFÚGIO E CATARSE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Primeiro trabalho como um trio e o segundo na discografia da banda, “Cosmo grão e o reflexo do que não se vê” contém 10 faixas inéditas.

Quase um ano após o seu adiamento de estreia, por conta da pandemia, os recifenses da banda de rock instrumental Cosmo Grão lançam o seu mais novo álbum. Intitulado “Cosmo grão e o reflexo do que não se vê”, o tão esperado disco realizado através do Funcultura, segue atual e surge como um breve manifesto perante as tensões sociais e políticas do país. O grupo também lança clipe do single “Error: Tilt Geral”, como uma forma de relembrar como é estar junto com o público. O disco conta com distribuição do selo Sinewave Label e pode ser apreciado a partir desta terça-feira (27), através do site: cosmograo.comYoutube do trio e todas as plataformas de música. “O álbum é um retrato principalmente para esse tempo em que estamos imersos”, comenta Cassio Sales, baterista da banda.

Primeiro trabalho como um trio e o segundo na discografia da banda, “Cosmo grão e o reflexo do que não se vê” contém 10 faixas inéditas que, se por um lado reafirmam a faceta stoner/noise/punk que se fez marca registrada da banda nos últimos anos, por outro revelam uma nova dose de misturas e experimentações sonoras, com influências que passam pelo rock progressivo, post rock e shoegaze.

“O engraçado ou trágico, na verdade, é ver que vários aspectos da realidade em que nos baseamos para compor a temática desse disco  ainda se fazem tão presentes depois de tudo que passamos nesse período de pandemia. O negacionismo da ciência e da realidade, as fake news, a intransigência, a falta de empatia pelo outro, a empáfia da certeza, e a hipocrisia, continuaram e continuam fazendo parte do comportamento de muitas pessoas nesse tempo. Daí surgiu o “O reflexo do que não se vê”. Da incapacidade das pessoas por conveniência ou manipulação, enxergarem suas hipocrisias e seus erros”, comenta Thiago Menezes, guitarrista da banda.

O novo trabalho do grupo simboliza uma crítica ao fato de que parece que realmente estamos vivendo num período dominado pela pós-verdade, onde muitas pessoas parecem não acreditar mais na realidade factual das coisas, e sim em uma comunhão de convicções, opiniões e crenças pessoais distópicas da realidade. O álbum traz um apelo à reflexão do olhar para si”, completa o baixista do grupo, Rafael Gadelha.

Composto entre 2017 e 2019, o disco foi todo pré-produzido sob o formato de residências criativas, realizadas no home estúdio Glândula, no Agreste de Pernambuco e conta com o trabalho de gravação, mixagem e masterização do músico e produtor pernambucano Mathias Severien (Estúdio Pólvora / Recife).

Cosmo Grão evoca influências que perpassam o rock psicodélico, o grunge e o rock stoner. A banda lançou seu primeiro EP (homônimo) em Abril de 2015 e o seu primeiro disco, “Cosmograma”, em maio de 2016 – este em parceria com a Sinewave Label (SP).

Premiada pelo já tradicional Festival de Triunfo, com a composição da trilha sonora do média-metragem “Catimbau”, nos últimos anos a Cosmo Grão já excursionou várias turnês pelo Nordeste, Sudeste e Sul do país. Passando por cidades como João Pessoa, Natal, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. O trio é formado por Thiago Menezes na guitarra, Rafael Gadelha no baixo e Cássio Sales na bateria.

Ao longo dos seus 8 anos de existência, a banda coleciona apresentações em palcos importantes do país, a exemplo do CCSPSesc Belenzinho (SP),Audio Rebel (RJ) Célula Showcase (SC). Também passou pelos festivais Rec BeatNo Ar! Coquetel Molotov, Under the Sun (RN), Desbunde ElétricoJack Daniel´sFestivalFIG (Festival de Inverno de Garanhuns e diversos outros.

SERVIÇO

 

BANDA COSMO GRÃO LANÇA SEGUNDO PROJETO NO RECIFE

Realização: FUNCULTURA

Instagram: @cosmograo

Youtube: https://music.youtube.com/browse/MPREb_cCjctOUqyA5

Ficha técnica

Cosmo grão: Cássio Sales (Bateria), Rafael Gadelha (Baixo), Thiago Menezes (Guitarra)

Coordenação de produção / Elaboração de Projeto: Cássio Sales / Glândula.lab

Produção Executiva: Anna Andrade (Tarrafa Produtora)

Arte: Danielly Guerra

Site: Gabriel Moreira

Design: Stella Paes

Fotografia: Gio Simões

Teasers: Caio Sales

Assessoria de imprensa: 

Mexe Mexe Comunicação 

Luma Araujo – (81) 9 8532.6635 / lumali.araujo@gmail.com

Gravação, mixagem e masterização: Mathias Severien