Arrastão do Frevo

Nesta última segunda-feira, tivemos o arrastão do Frevo no centro do Recife, em homenagem aos 102 anos deste ritmo, como anunciado aqui no Portal do Frevo.

E nós, do Portal do Frevo, acompanhamos o evento.

Na Rua Nova, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, iniciou o arrastão pontualmente as 17h. E o seu objetivo de arrastar o povão logo foi alcançado. Seguindo pela Camboa do Carmo, Praça do Carmo até chegar ao Pátio de São Pedro, o Maestro Forró e seus músicos encantaram, animaram e carregaram uma multidão. Quem trabalhava, quem foi com esse propósito ou apenas quem teve a sorte de estar passando, pode curtir a irreverência desta orquestra que é uma das maiores revelações do nosso carnaval. A Frente da Orquestra tínhamos, é claro, passistas, estandartes de blocos campeões, e o Rei e a Rainha do Carnaval.

Maestro forro comandando o Arrastão dos 102 anos do frevo
Maestro forro comandando o Arrastão dos 102 anos do frevo

Na Dantas Bareto, a folia também era grande! Mas com a tradicionalíssima Frevioca e um lindo batalhão de 200 passistas de Frevo, que demostraram suas habilidades com a sombrinha. Os dois arrastões encontraram-se na Travessa de São Pedro. Daí em diante o Maestro Forró assumiu o posto de anfitrião da festa. E no palco montado no Pátio de São Pedro, ele recebeu diversos artistas que cantaram e recitaram suas homenagens ao nosso Frevo.

A festa só terminou depois do show de Claudionor Germando e Expedito Baracho.

Parabéns a todos que ao longo de 102 anos construíram este patrimônio cultural de nosso estado. Do folião que é o artista principal, aos grandes compositores e músicos. E parabéns também a prefeitura que foi inteligente na elaboração da festa.