Exposição do artista plástico Cristiano Artur

Exposição do artista plástico Cristiano Artur

O artista plástico pernambucano Cristiano Artur retorna após mais de 20 anos sem expor com sua individual Tudo Se Liga. Siga São 100 obras realizadas de 2012 até agora. São colagens, pinturas a óleo e grafite, trabalhos site-specific, instalações e objetos. Será na Galeria Janete Costa no Parque Dona Lindu a partir da quarta (26).

Além de ocupar os 1200 m² da galeria, Cristiano também montará seu ateliê no mezanino do espaço, onde fará uma residência artística durante o tempo da mostra. A intervenção do artista, feita através de consultoria com um dos engenheiros da galeria, simula o desabamento da escadaria com fissuras.

A-calça.-Serie-Blue-jeans.-Oleo-calça-jeans-e-colagem-sobre-papel-cartão-quatro-em-uma.-2
A obra “A Calça”, da série Blue Jeans. (Divulgação)

Cristiano Artur, que também é cabeleireiro, estudou com a pintora japonesa Kaho Saito na década de 1980, com quem aprendeu a técnica nanquim e descobriu o japonesismo – que até hoje leva para as suas criações.

Quando jovem, a identificação com o movimento pós-punk lhe fez colocar a emoção e intuição como motor criativo e o levou a usar diferentes referências estéticas do movimento em suas obras. Também tem, como uma das suas principais influências, as vanguardas modernistas. Como já foi vitrinista, também é possível identificar, nas suas obras, influências da moda, com a presença de tecidos nas colagens.

A última exposição do artista aconteceu na Galeria Baobá, na Fundação Joaquim Nabuco, em 1991, com o artista Fernando Kherle.

A exposição Tudo se liga. Siga ficará na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A abertura será no dia 26 de novembro, às 19h. A mostra fica em cartaz até o dia 1º de março. Entrada gratuita.