XVII VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Pernambuco

XVII VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Pernambuco

O Ministério da Cultura e o BNDES apresentam o XVII VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Pernambuco que, pelo quinto ano consecutivo, acontece em diferentes localidades além do Recife. De 07 a 14 de dezembro, o festival, que dedica esta edição aos 150 anos do nascimento do grande compositor RICHARD STRAUSS, mantém a tradição de trazer grandes nomes internacionais. Neste ano, o evento se divide entre o Recife, Olinda, João Pessoa, Campina Grande, Fortaleza e Belém.

Com patrocínio do BNDES, CORREIOS e Governo Federal através da Lei Rouanet, e com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura Municipal do Recife, o XVII Virtuosi realiza o IV VIRTUOSI DIÁLOGOS promovendo palestras com o jornalista Irineu Franco Perpétuo com o tema “Aprendendo a ouvir Música Clássica” na Livraria Cultura – Paço Alfândega, dias 9, 10 e 11 às 10h. Os interessados poderão se inscrever no site www.virtuosi.com.br. A programação do XVII VIRTUOSI será totalmente gratuita.

Neste ano o festival apresenta o II VIRTUOSI PELA PAZ – MARATONA VIRTUOSI BNDES – nos dias 12 e 13 de dezembro. Serão 24 horas de música com diversas apresentações que incluem Orquestra Virtuosi, Benjamin Schmid Jazz Quartet, Stringfever, Roby Lakatos, Christian Lindberg, DJ Dolores & Naná Vasconcelos e muitos outros artistas nacionais e internacionais. Tudo no Teatro de Santa Isabel.

OLINDA – A abertura do festival será em Olinda, na Igreja do Carmo, às 17h do dia 07 de dezembro. Para abrir a programação artística do evento, a produtora Ana Lúcia Altino e o diretor artístico do evento, o Maestro Rafael Garcia, convidaram o fagotista brasileiro Fabio Cury que apresentará seus mais novos CDs: O fagote barroco com o cravista Alessandro Santoro e as Valsas de Mignone para fagote.

RECIFE – A primeira noite do XVII Virtuosi no Recife ocorre no Conservatório Pernambucano de Música com um recital que conta com a presença do romeno Catalin Rotatu no contrabaixo e a russa Anastasia Zhivotovskaya no piano. O evento tem início às 19h30 e possui entrada gratuita.

No dia seguinte começa a Série Vicente Fittipaldi no Teatro de Santa Isabel abrigando as principais apresentações do festival. O concerto de abertura intitulado STRAUSS, SMETANA & SCHUMANN vai reunir vários artistas nacionais e internacionais executando obras clássicas da música de câmara, trazendo Victor Asuncion ao piano, Leonardo Altino no cello, Paul Cortese na viola e os violinistas Yehezkel Yerushalmi, Yannos Margaziotis e Benjamin Sung.

Na sexta-feira, 12 de dezembro, às 20h, o Virtuosi abre a programação do II VIRTUOSI PELA PAZ – MARATONA VIRTUOSI BNDES – oferecendo 24 horas de música entre a sexta e o sábado. A abertura fica por conta da Orquestra Virtuosi sob a regência do Maestro Rafael Garcia com um programa que executa a obra Metamorfose de Richard Strauss, seguida de um festival de obras de Beethoven. Acredita-se que Metamorfose foi escrita como um lamento à destruição da Alemanha na segunda guerra mundial, em particular ao bombardeio devastador que houve em Munique destruindo o Teatro de Ópera dessa cidade. Nessa obra Strauss usa explicitamente tema da Marcha Fúnebre da Sinfonia nº 3 de Beethoven. Serão solistas neste momento os violinistas Giora Schmidt e Soh-Hyun Park Altino, a pianista Ana Lucia Altino e o violoncelista Leonardo Altino.

A programação do II VIRTUOSI PELA PAZ segue noite adentro com participações de artistas nacionais e internacionais, entre eles o trombonista Christian Lindberg, Roby Lakatos Ensemble, Benjamin Schmid Jazz Quartet, o grupo comediante ingles Stringfever, uma apresentação especial reunindo DJ Dolores e Naná Vasconcelos, Ensemble São Paulo, Unirio Metais e o Duo Altino, dentre outras atrações. Um dos destaques da maratona é o concerto especial da Orquestra Jovem de Pernambuco que terá como solista o pianista Artur Moreira Lima.

A maratona se encerra às 20h do sábado (13) com a Orquestra Virtuosi apresentando o programa GULDA, KREISLER, ELLINGTON & LINDBERG. Este será um programa dedicado ao Jazz sinfônico, apresentando ainda duas peças de Duke Ellington (Prelúdio para um beijo e Caravan – arranjos de Michael Abene) com a participação especial do saxofonista Maestro Spok. O solista do concerto será o violinista Benjamin Schmid, considerado um dos maiores violinistas do mundo dos últimos 50 anos de acordo com publicação lançada em setembro deste ano na França.

O festival se despede do Recife no domingo (14) com a Maratona Virtuosi BNDES de Piano com a presença dos pianistas russos Ilya Ramlav e Anastasia Zhivotovskaya. Considerado uma das maiores revelações da nova geração da música clássica, Ramlav foi solista à frente de orquestras como a de St. Petersburgo e realiza seu recital às 18h no Teatro de Santa Isabel, sendo seguido às 19h pela pianista russa Anastasia Zhivotovskaya, do Conservatório de Moscou.

JOÃO PESSOA – Após a realização de seus concertos em Pernambuco, o VIRTUOSI segue para a Paraíba e apresenta um show especial na cidade de João Pessoa. Com apoio da Prefeitura municipal, FUNJOP e UFPB, a Sala Radegundis Feitosa recebe a Benjamin Schmid Jazz Quartet no dia 14 de dezembro às 20h.

CAMPINA GRANDE – O VIRTUOSI apresenta dois concertos na cidade Campina Grande com o apoio da prefeitura local. Os concertos acontecem nos dias 09 e 10 de dezembro às 20h no Teatro Severino Cabral. Na cidade, o Ensemble São Paulo se apresenta no dia 09 e o grupo UniRio Metais no dia 10. Ambos os shows possuem entrada gratuita.

FORTALEZA – O violoncelista Leonardo Altino será a atração da etapa do festival Virtuosi em Fortaleza no dia 14 de dezembro às 20h no Centro Cultural Dragão do Mar. Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Violoncelo de Viña Del Mar/Chile, Leonardo foi solista das principais orquestras brasileiras assim como da Sinfônica do Chile e Sinfônica de Bogotá, entre outras.

BELÉM – Na capital paraense, o festival Virtuosi se realiza na Sala Augusto Meira Filho – Art Doce Hall no dia 15 de dezembro às 20h. Participa do evento em Belém o violoncelista Leonardo Altino. Em Belém, o Virtuosi conta com o apoio da Fundação Amazônica de Música.

Fonte: http://goo.gl/QlUQYM