4ª Mostra de Culinária de Terreiro de Pernambuco

4ª Mostra de Culinária de Terreiro de Pernambuco

Sendo uma oportunidade para apreciar pratos originais das tradições do Candomblé, será iniciada a partir desta sexta-feira (28), no Museu da Abolição, a 4ª edição da Mostra da Culinária de Terreiro de Pernambuco. O evento, que é aberto ao público, reunirá até o domingo (30) o total de 13 casas de Candomblé, no intuito de também encerrar as comemorações do mês da Consciência Negra promovido pelo museu.

Entre as opções gastronômicas que o público encontrará durante o evento, estarão pratos como o caruru, o vatapá e o acarajé, feitos de forma ritualística para serem servidos aos orixás. Na noite de abertura, o público também irá conferir a realização de um xiré, ato religioso com cânticos sagrados em línguas africanas.

Arroz para Oxalá. Fonte: cultura.pe.gov.br
Arroz para Oxalá. Fonte: cultura.pe.gov.br

A organização do evento, que se trata de uma parceria da Aurora 21 e do Centro Cultural Afro Sítio de Pai Adão, estima que aproximadamente seis mil pessoas irão comparecer ao longo dos três dias da programação. A mostra também contará com dois espaços para interação dos visitantes com os terreiros: um para que o público aprenda como fazer a “comida de santo”; e outro para uma conversa com um Babalorixá e uma Iyalorixá sobre a cultura do Candomblé, seja sobre culinária ou não. Os dois espaços funcionarão nos dias 29 e 30 às 18h.

A 4ª Mostra da Culinária de Terreiro de Pernambuco conta com o incentivo do Governo de Pernambuco para a sua realização, através do Funcultura.

SERVIÇO: 4ª Mostra de Culinária de Terreiro de Pernambuco Exposição para o público:de 28 a 30 de novembro – sexta, abertura às 19h, com a realização de um xiré (ato religioso com cânticos sagrados em línguas africanas) e sábado e domingo das 16h às 21h. No Museu da Abolição, Rua Benfica, 1150 – Madalena, Recife-PE; Entrada franca.